Alterações no Regulamento do PVPE visam desburocratizar procedimentos

Publicado por: Reitoria / 20 de Março de 2019 às 16:37

Buscando facilitar o trabalho dos extensionistas e demais servidores que desenvolvem projetos no IFMT, a comissão que revisou o texto do Regulamento do Programa de Valorização da Produção da Pesquisa e da Extensão - PVPE, formada por servidores da Proex, Propes, Proen, Proad, DSRI e Audin, propôs alterações que vão desburocratizar os procedimentos, desde a submissão das propostas até a prestação de contas.

O novo texto do PVPE já foi submetido ao CONSUP para análise e votação.

São exemplos de mudanças pelo PVPE: Exclusão do Termo de Compromisso do coordenador do projeto. A inscrição já será entendida como compromisso com a execução da proposta; Exclusão dos relatórios mensal, parcial e final. Os registros das atividades na aba 'Metas/Atividades' são suficientes; Flexibilização das Regras de Compras. Os itens de consumo poderão ser adquiridos utilizando preço de referência das tabelas existentes (as notas fiscais e recibos devem ser com preço igual ou abaixo do preço de referência), ANP para combustível, Conab e Banco de Alimentos (Registro de Preços da Alimentação Escolar da Prefeitura) para alimentos, para todos os itens de Consumo o Painel de Preços do Governo Federal;

A equipe da Proex informa que os Editais de 2019 já desburocratizam itens que o SUAP Módulo Extensão atende com eficiência e cita alguns exemplos de mudanças nos Editais 2019 tais como: a Exclusão de anexos obrigatórios. Por enquanto, ficaram somente a Declaração de Compatibilidade de Horário, Termos de Compromisso (servidor e estudante), o Termo de Adesão ao serviço Voluntário em Ações de Extensão é obrigatório somente para colaboradores externos; a Possibilidade de inserir imagem ou não inserir anexos no registro das atividades. Será analisada pelo monitor do projeto conforme tipo de atividade e público-alvo; e o Pagamento das Bolsas mediante registro e aprovação da(s) atividade(s) do mês.

Para facilitar o trabalho de registro e prestação de contas a sugestão é registrar somente uma meta com uma atividade por mês (sendo seis meses para a maioria dos editais) ou uma outra conformação de metas mas que tenha somente uma atividade por mês.

Outras orientações dizem respeito à verificações: com o DAP do campus, se os itens de compra são de consumo, antes de registrar no SUAP; e com a Coordenação de Extensão do campus a melhor forma de registrar os itens de compra no SUAP (conjunto de itens ou individualmente).

Foram gravados, pela Proex,  tutoriais em vídeo, disponíveis pelo link: https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/tutoriais-suap-modulo-extensao/

E mapas de processos quanto aos projetos de extensão, disponíveis pelo link: https://proex.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/processos-referente-aos-projetos-de-extensao-no-ifmt/

Marcadores: ifmt_1