Feira de economia solidária fomentará consumo consciente durante o WorkIF 2018

Publicado por: Campus Juína / 7 de Novembro de 2018 às 15:18

Os  alunos do 2º ano do curso Técnico em Comércio do IFMT Campus Juína, sob orientação da Professora Andreia Rezende da Costa Nascimento, em parceria com a Ativa Incubadora de Empresas do IFMT/PROEX realizarão dentro da programação do WorkIF 2018 a Feira de Economia Solidária, que será um stande voltado para a comercialização no formato "clube de troca", visando estimular o consumo consciente entre os participantes.

O que é Economia Solidária? A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. É realizada de forma consciente, criando meios de produção e comercialização alternativos, que levem em consideração o bem-estar social e o meio ambiente.

Onde encontramos essa prática? A Economia Solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras. Esses grupos realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Como posso participar? A Feira irá funcionar como uma das formas de organização da economia solidária o CLUBE DE TROCA.

1º Traga na sua mala para Cuiabá objetos que você não utiliza mais e que estejam em bom estado de conservação (roupas, calçados, brinquedos, acessórios, ferramentas, itens de decoração, de cozinha, bicicleta, carro, moto e tudo mais).

2º Troque esses itens lá no WorkIF pela moeda própria "iquê" (nome escolhido em homenagem a Reserva Ecológica de Juína - Iquê). Essa moeda só terá valor comercial no dia da Feira.
3º Com as moedas, "compre" os itens expostos na Feira de Economia Solidária que se interesse e leve coisas novas para sua casa.

Principal objetivo da Feira de Economia Solidária é incentivar o consumo consciente!

Às vezes, um produto que não é mais útil para você pode ser útil para outra pessoa.
Desse modo, não será necessária maior produção, mas sim, uma maior conscientização, distribuição e consumo solidário.

Contamos com a sua presença.

* Todos os produtos que não forem trocados serão doados para instituições de caridade.