IFMT participou na semana passada do Fórum Regional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad)

Publicado por: Reitoria / 4 de Julho de 2017 às 11:23

O Instituto Federal de Mato Grosso, através da equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) participou nos dias 29 e 30 de junho, do Fórum de Pró-reitores de Graduação do Centro-Oeste, que ocorreu em Cuiabá, no Mato Grosso Palace Hotel. O tema central desta edição é Currículo no Ensino Superior, que integra assuntos referentes à flexibilização curricular, extensão, educação a distância e internacionalização.

Participaram desse evento cerca de 90 profissionais da educação superior da região Centro-Oeste, entre universidades públicas e privadas, o reitor do IFMT, professor Willian de Paula, a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, o vice-reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva, e os pró-reitores de graduação de universidades públicas e particulares da região Centro-Oeste.

O objetivo do evento foi elaborar políticas e diretrizes para o desenvolvimento da educação superior do país, por meio de articulação com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade, e deve culminar com a redação conjunta da “Carta de Cuiabá”, um documento a ser encaminhado para as autoridades competentes.

O presidente do ForGrad Nacional e da Universidade Makenzie, Cleverson Pereira de Almeida, falou que o tema é necessário, oportuno e relevante, quando se fala de uma perspectiva de curriculum. “Estamos falando de princípios norteadores e fundamentos do curriculum. A possibilidade da troca com os nossos colegas de outras universidades dessa região, vivendo realidades que tem muitas similaridades de outras regiões e muitas particularidades. O momento é muito difícil para a educação superior, porque ele diz respeito ao respeito à educação superior e a valorização dessa educação superior”.

Cleverson Almeida destacou que entidades representantivas como o ForGrad que possui 30 anos de atuação, está sendo ignorada no âmbito do INEP, dos indicadores de avaliação, entre outros. “O espaço para o debate e interlocuação para nós professores, pró-reitores e reitores que estamos nas universidades, até por isso temos plena condição de contribuir está dificultado e diminuído, em relação a outros momentos do passado”, desabafou o presidente do ForGrad.

A Pró-Reitora de Ensino da Unemat, Vera Lúcia da Rocha Maquêa, destacou que a universidade é chamada a repensar seus cursos e currículos, porque são estruturantes em sua formação.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, ressaltou a importância desse dialogo entre as instituições de ensino superior e que essa Carta de Cuiabá fará a diferença nas políticas públicas.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi organizadora, juntamente com Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).

Professores dos cursos de Turismo e Eventos do IFMT montaram o City Tour do ForGrad

O encerramento do ForGrad foi abrilhantado com um City Tour coordenado pelos professores dos cursos de Turismo e de Eventos do campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva.

O itinerário foi organizado contemplando o centro histórico da capital e a região do Porto. A ideia foi apresentar as belezas da cidade aos participantes do evento, além de possibilitar uma atividade que articulasse teoria e prática, envolvendo docentes e estudantes de ambos os cursos. Com isso o IFMT reafirma, mais uma vez, seu compromisso de "educar para a vida e para o trabalho".