Pró-Reitores de Ensino e Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) se reúnem para tratar do Programa de Mobilidade Acadêmica

Publicado por: Reitoria / 16 de Maio de 2018 às 15:18

Os pró-reitores de Ensino e Graduação das três Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) com suas respectivas equipes se reuniram nesta quarta-feira (16), na reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para tratar do Programa de Mobilidade Acadêmica das Instituições Públicas de Ensino Superior (MOBIPES).

Na reunião foram debatidos os seguintes tópicos: a observância da base legal das IPES, um edital unificado (vagas igualitárias), articulação dos cursos, a criação de um portal das IPES (ferramenta de informações institucionais com foco na disseminação das ações do MOBIPES).

A próxima reunião ocorrerá na UFMT, no dia 13 de junho de 2018 com a intenção de tratar da efetivação do edital.

Segundo o pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos André de Oliveira Câmara, o programa de mobilidade acadêmica entre as IPES é o resultado do projeto unificado entre o IFMT, UFMT e UNEMAT que tem em sua natureza ações conjuntas em prol de uma educação pública de qualidade para o Estado de Mato Grosso, respeitando às expertise de cada ente.

"Tratar de mobilidade entre as três grandes instituições com uma grande diversidade de cursos é um desafio positivo que terá como resultado a possibilidade de alunos das três instituições se movimentarem temporariamente entre as IPES e intercambiar conhecimentos, se permitirem a conhecer outras realidades. Inicialmente esse estudo será específico para o Estado de Mato Grosso, porém há a intenção de verificar a possibilidade de trabalhar com as demandas internacionais que ocorrem nas três IPES", destacou Carlos Câmara.