PROEN divulga seletivo para Programa de Educação Tutorial – PET AutoNet

Publicado por: Reitoria / 23 de Abril de 2018 às 16:07

PETO IFMT, por meio da Pró-Reitoria de Ensino divulga o Edital 06/2018, de abertura de inscrição para o processo de seleção de cadastro reserva de alunos bolsistas e voluntários do Programa de Educação Tutorial – PET. Podm participar os alunos dos cursos de Tecnologia em Sistema para Internet, Automação Industrial, Redes de Computadores, Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação do IFMT - Campus Cel. Octayde Jorge da Silva.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, com tutoria de um docente e participação de professores colaboradores, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

As inscrições foram abertas no dia 19 de abril e seguem até 21 de maio, por meio da entrega na coordenação da área de Eletroeletrônica ou na sala E206 do PET AutoNet, no campus Cel. Octayde Jorge da Silva, da seguinte documentação: cópia do histórico escolar do curso de graduação; cópia do documento de identidade; cópia do CPF; carta de motivação; ficha de inscrição preenchida; currículo Lattes atualizado e cópia dos comprovantes.

Os alunos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), oriundos de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), depositados em conta-corrente específica.

O programa tem como objetivos: desenvolver atividades acadêmicas com padrão de excelência, mediante a atuação de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para o aprimoramento da formação dos estudantes de graduação, a diminuição da evasão e a promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão; promover a formação de profissionais de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

Busca, ainda, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior; estimular a vinculação dos grupos a áreas prioritárias e a políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais e regionais, e a interiorização do programa.

São pré-requisitos para a inscrição: estar regularmente matriculado e cursando nas Graduações que tratam esse edital a partir das matrículas de 2016/2 até 2017/2 para os cursos de Tecnologia e a partir de 2016/1 até 2017/2 para os cursos de Engenharia; apresentar coeficiente de rendimento acadêmico mínimo igual a 6,0; para os candidatos que realizaram aproveitamento de disciplina, apresentar o rendimento que possibilitou o aproveitamento; não possuir mais do que duas reprovações.

O processo seletivo constará de duas etapas eliminatórias. A primeira inclui análise do histórico escolar e do exame de redação. O resultado desta etapa será divulgado a partir do dia 31 de maio de 2018 no quadro de avisos das coordenações das áreas de Eletroeletrônica e Informática, nos sites do IFMT e do PET AutoNet. A redação constará de produção de uma carta de motivação, na qual o candidato discorrerá sobre os motivos que o levam a pleitear uma bolsa do PET AutoNet e mostrará os prováveis desdobramentos decorrentes de sua participação no programa.

Na segunda etapa será feita uma entrevista de avaliação de aptidão para as atividades e objetivos do PET AutoNet, a partir do dia 03 de junho de 2018 em local e horário a serem definidos. A entrevista poderá ser realizada no idioma inglês, caso o candidato preferir.

Entre os critérios de avaliação estão: análise do histórico escolar; análise da redação e entrevista de avaliação de aptidão. Serão classificados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 6,0 (seis) em cada etapa da seleção. 9.4. O resultado final será obtido pela média aritmética das Etapas I e II e a divulgação será a partir do dia 14 de junho de 2018. Em caso de empate, os critérios de desempate são os seguintes: índice de rendimento acadêmico; nota da entrevista; nota da redação; idade (sendo selecionado o aluno mais velho).

Arquivos relacionados