Reditec 2018: IFMT apresentará trabalhos na Mostra de Experiências Exitosas e na Tenda Tecnológica

Publicado por: Reitoria / 10 de Setembro de 2018 às 12:02

O programa de extensão Teresa de Benguela e a Robótica no Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (competições de robótica nos campi Cuiabá, Primavera do Leste, Barra do Garças e Sinop) serão apresentados na Mostra de Experiências Exitosas e na Tenda Tecnológica, durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que ocorre de 10 a 14 de setembro, em Búzios (RJ).

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, descreveu que é com muita satisfação que analisa a participação do IFMT na Reditec. “Termos a possibilidade de falarmos de experiências, tanto na área tecnológica, como nos trabalhos de extensão e pesquisa, é ímpar, porque hoje a Reditec toma uma dimensão internacional”, salientou.

Willian acrescentou que a participação do IFMT no evento é uma forma de projetar a instituição e despertar o interesse dos demais institutos que compõem a rede para algum trabalho que o Instituto Federal realize em Mato Grosso.

A Mostra de Experiências Exitosas tem o objetivo de compartilhar e socializar os projetos de sucesso da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações do ensino, da pesquisa e da extensão, com a sua gestão. O programa Teresa de Benguela será apresentado no dia 13.

Para o pró-reitor de extensão, Marcus Taques, a seleção do programa no Reditec é a consolidação de um trabalho. “Começamos a colher os frutos, tanto que o trabalho já está sendo reconhecido aqui no estado. Nós tivemos também uma publicação internacional aprovada. A divulgação do programa na mostra de experiências exitosas é a cereja do bolo porque apenas 16 projetos foram selecionados de toda a rede na área de extensão”, disse.

Marcus Taques salientou que será uma oportunidade de falar um pouco sobre o programa que versa sobre o empreendedorismo para mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, e quem sabe se tornar uma política ampla para os outros institutos.

Tenda tecnológica - O IFMT está entre os 41 projetos de inovação de 23 instituições da Rede Federal que se apresentarão na Tenda Tecnológica, que é um espaço interativo, aberto para visitação de estudantes da comunidade local, dentro da Reditec.

O pró-reitor de ensino, Carlos Câmara ressaltou que a Tenda Tecnológica é uma vitrine que objetiva mostrar as ações dos IFs para a inovação e transferência de tecnologia.

“O IFMT apresenta na vitrine quatro projetos desenvolvidos pelos Campi: Primavera do Leste, Campus Cuiabá Octayde, Barra do Garça, e Sinop. Para os pesquisadores envolvidos é uma grande oportunidade de mostrar que no IFMT o desenvolvimento de ações de ensino e pesquisa por meio da Tecnologia 4.0 é uma realidade possível e demonstra a qualidade que a rede Federal tecnológica desenvolve na educação brasileira”, ressaltou Câmara.

Sediada pelo IFFluminense, a Reditec é um espaço de formação, compartilhamento de experiências, consolidação de parcerias e reflexão sobre a educação profissional, voltado para reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de campi dos Institutos Federais.

Com a participação de cerca de 1.100 gestores, a Reunião terá como tema principal “O Trabalho no Século XXI – Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”, de forma a debater a atuação da Rede Federal em sintonia com as demandas presentes e futuras da sociedade, do mundo do trabalho e suas transformações. O evento terá, ainda, caráter internacional, um dos marcos desta edição, definido em plenário do Conif, sendo um importante passo dado na construção de discussões e parcerias cada vez mais profundas e consolidadas para o futuro da formação profissional no Brasil e no mundo.

“A Reditec 2018 é um marco para a Rede Federal porque ela se coloca a partir de novos parâmetros, no entendimento do Conif de que nós precisamos ter uma estrutura de reunião anual dos reitores com uma programação mais densa, com aprofundamento de debates e mais tempo para sua maturação, e que possa se abrir mais para as outras redes nacionais e internacionais e trazer mais pessoas para discutir o futuro da educação profissional e os seus desdobramentos, qualificando ainda mais a nossa ação educativa, modificando vidas, e ajudando esse país a superar os seus desafios”, destaca o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Assessoria de Comunicação da Reitoria do IFMT
com informações da Diretoria de Comunicação do IFFluminense