Reitor do IFMT entrega certificado de conclusão do Profuncionário para 90 servidores municipais de Educação de Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 22 de Dezembro de 2017 às 15:54

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Willian de Paula, participou nesta quarta-feira (20/12) à noite na escola municipal Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, da cerimônia de conclusão de curso do Profuncionário de 90 servidores municipais de Educação de Cuiabá. Os servidores receberam os certificados de conclusão dos cursos técnicos em alimentação escolar e em infraestrutura escolar. Já foram capacitados pelo IFMT, desde 2012, no Programa Profuncionário cerca de 10 mil servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

A coordenadora do Profuncionário no IFMT e na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Silvia Stering, destacou que a conclusão do curso Prófuncionário mudará o dia a dia do servidor.

“Cada servidor concluinte do curso recebe um aumento salarial de cerca de 40%, além da ressignificação da prática do trabalho na unidade escolar. Quando esse servidor é contratado, ele não tem uma formação específica para ser merendeiro ou técnico de infraestrutura. O objetivo do curso é mostrar que ele é um educador, embora não esteja em sala de aula, e capacitá-lo para exercer essa ação educativa da melhor forma possível, aliando o trabalho ao processo educativo na unidade escolar”, explica Stering.

O assessor de gabinete e representando o secretário municipal de educação de Cuiabá, Geraldo Grossi, explicou que essa formação do Profuncionário iniciou em Cuiabá e foi incorporada pelo Ministério da Educação para o Brasil inteiro.

“Esse curso traz uma identidade para essas pessoas, pois oferece uma profissionalização. Esse é o principal ganho. Em contrapartida, essa pessoa que se identifica como membro participante da educação irá ofertar um trabalho mais qualificado, por entender que a educação vai além do trabalho do docente. O terceiro aspecto muito importante é a elevação na carreira, pois esses servidores são enquadrados num outro patamar, com reconhecimento a nível salarial ”, conta Geraldo Grossi.

O presidente do Sintep/Subsede Cuiabá, João Custódio, ao comentar sobre a formatura dos servidores municipais no Profuncionário ressaltou que ela é muito importante, “pois poderão atuar melhor no dia a dia com melhores resultados educacionais. O segundo ponto é a elevação na carreira, assim que terminam tem uma ascensão salarial que proporciona melhor qualidade de vida”.

“Eu acredito que essa parceria deve ser mais forte. O importante é capacitar todos os servidores, sem ter disputa pelas vagas. Seja pelo profuncionário ou outra capacitação. Estamos conversando com o IFMT para elaborar um curso tecnólogo para esses servidores técnico-administrativos que atuam na educação, pois entendemos a importância da qualificação deles”, falou João Custódio.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, falou que a formatura dos servidores no curso Profuncionário representa uma ação do Instituto Federal de Mato Grosso com esses parceiros (Sintep, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Seduc e Cefapro) em prol da formação dos trabalhadores que estão na educação e não tem visibilidade.

“O Instituto Federal vem para fortalecer essa visibilidade, através da formação desses cursos técnicos (alimentação escolar, infraestrutura escolar), voltados para essas áreas, onde essas pessoas atuam e devem atuar com propriedade, com protagonismo na educação que eles proporcionam no dia a dia do ambiente escolar”, disse Willian de Paula.

O reitor salientou que a ação do instituto encampando essa formação é para fortalecer esses parceiros que estão na esfera municipal, estadual, proporcionando formação para a sociedade mato-grossense.

Ao ser questionado se o IFMT tem uma proposta de estender esse curso para mais servidores da rede municipal de ensino de Cuiabá, o reitor respondeu que é uma demanda muito grande. “Sabemos dessa necessidade no estado de Mato Grosso e no município de Cuiabá, e dentro das possibilidades, o Instituto tem dialogado com as secretarias municipais e estaduais, os sindicatos que representam a categoria, para que desenhemos um projeto onde mais pessoas possam ser atendidas e tenham acesso a essa formação”, finalizou o reitor.

Atualizada no dia 29/12/2017 - 11h30