Servidores do IFMT se reuniram com servidores do IFSULDEMINAS para orientar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Publicado por: Reitoria / 23 de Agosto de 2017 às 08:34

Servidores da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e Pró-Reitoria de Administração (PROAD) juntamente com servidores dos Campi Cáceres, Campo Novo do Parecis, Juína e Confresa, participaram na última sexta-feira (18/08), de uma reunião conjunta com a Comissão designada para acompanhar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no âmbito do IFMT (Portaria nº 551 de 08/03/2017). O Instituto Federal buscou a colaboração do IFSULDEMINAS que tem sido considerado referência para os Institutos Federais de todo Brasil no processo de implantação do PNAE em seus Campi.

O PNAE é regulamentado pela Lei n.º 11.947/2009 e resolução FNDE n° 26 de 17 de junho de 2013 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos estudantes da educação básica no Brasil. O programa incentiva também o fortalecimento da agricultura familiar, visto que a legislação determina que 30% do recurso destinado a unidade executora deverá ser destinado a compra de gêneros alimentícios de produtores da agricultura familiar.

A execução do PNAE nos Institutos Federais tem enfrentado grandes desafios que resultaram nos últimos anos na devolução de recursos. Em 2014, os Institutos Federais devolveram em torno de 12 milhões de reais para a União.

A partir do estudo detalhado dessa realidade, o IFSULDEMINAS assumiu o PNAE enquanto uma importante política institucional e tem conseguido superar várias dificuldades, articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2015 e 2016 o IFSULDEMINAS executou 100% dos recursos destinados a compras da agricultura familiar.

De acordo com a assistente social da PROEN, Luciana Gonçalves de Lima, a reunião foi muito produtiva e forneceu subsídios importantes para que o IFMT avance na implantação do PNAE em na Instituição, considerando as particularidades e dificuldades nos campi.

Participaram da reunião os servidores do IFSULDEMINAS, Maria do Socorro Martinho Coelho (Nutricionista do IFSULDEMINAS/Campus Machado, Mestre em Política Social) e Rogério Robs (Assistente em Administração do IFSULDEMINAS/Campus Inconfidentes/Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão), o Pró-Reitor de Administração do IFMT, Túlio Marcel Figueiredo, a Assistente Social da PROEN, Luciana Gonçalves de Lima, as nutricionistas dos Campi Cáceres (Flávia Silva Taques Vieira), Campo Novo do Parecis (Luciana Sampaio), Confresa (Ana Cristina Wagner) e Juína (Mendalli Froelich). O IFMT convidou também o setor de fiscalização do Conselho Regional de Nutricionistas e outras profissionais de nutrição que atuam na área da alimentação escolar em Cuiabá.