Servidores de 14 campi fazem curso de capacitação em Sistema de Gestão Acadêmico

Publicado por: Campus Rondonópolis / 1 de Abril de 2016 às 10:01

O curso foi realizado no Campus Rondonópolis durante três dias

Durante os dias 29, 30 e 31 de março ocorreu no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, o curso de capacitação em Sistema de Gestão Acadêmico, através do programa Q-Acadêmico. O curso teve a participação de aproximadamente 40 servidores, de 14 campi do Estado.

Sob a coordenação da Pró-reitoria de Ensino (Proen), a capacitação de três dias teve como ministrantes os servidores Marcos Farias e Neuza Rodrigues. De acordo com a proposta do curso, os servidores aprenderam a realizar com fidedignidade a introdução dos dados institucionais e garantir o cumprimento das normas e legislações vigentes.

O Q-Acadêmico é um sistema novo implantado no IFMT, que já é trabalhado em outros estados. O objetivo é tornar informatizadas as informações de todo processo de entrada e saída de alunos, além de contar com dados da vida acadêmica.

De acordo com o ministrante do curso, Marco Farias, o novo programa possibilita o gerenciamento completo da parte acadêmica unindo todos os campi. E com isso, futuramente será possível traçar novas políticas de ensino, como por exemplo, a redução da taxa de evasão.

“Através do Q-acadêmico é possível fazer um gerenciamento completo das informações. E assim, através do cadastro vamos poder ter um acompanhamento completo dos alunos. E tudo isso, com informações fidedignas, o que irá facilitar até mesmo fazer auditorias quando solicitado”, explicou Farias.

A Professora Neuza Ricardo Rodrigues, responsável pela emissão e registro de diplomas no IFMT e também fez parte da equipe ministrante do curso, salientou que o treinamento visa a padronização dos documentos, pois o Sistema Q-Academico além de fazer o gerenciamento das informações possibilita a emissão de diplomas certificados e outros tipos de relatórios importantíssimos para a instituição.

Entre os servidores que vieram participar da capacitação estava Fernando Henrique, coordenador de secretaria do IFMT – Campus Cuiabá, que avaliou como positivo o curso, pois pode aprofundar o conhecimento na área.

“O Q-Acadêmico é uma ferramenta boa, que tem vários níveis de acesso do servidor, mas nós não estamos conseguindo utilizar todos. E para mim, tudo o que puder informatizar é ótimo, pois facilita muito a busca de dados, e atualmente, estamos trabalhando de forma manual com os dados dos alunos”, disse Fernando Henrique.

Novos cursos com o tema serão ministrados, contudo ainda não há uma data definida pela Proen. Os campi presentes no curso foram: Cuiabá, Bela Vista, São Vicente, Rondonópolis, Barra do Garças, Confresa, Cáceres, Pontes e Lacerda, Campo Novo, Alta Floresta, Tangará, Diamantino, Várzea Grande e Primavera.

Rafaela Souza - Jornalista - Ascom/Campus Rondonópolis

Edição: Juliana Michaela - Ascom/Reitoria