FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes da RED

Questão 1: Eu lanço as minhas aulas no SUAP ou no QAcadêmico?

Apenas os campi: São Vicente (1 ano dos cursos técnicos) e Guarantã do Norte (1 ano dos cursos técnicos e 1 semestre dos cursos superiores). Desde Agosto de 2019 os cursos FIC já são disponibilizados no SUAP e recentemente o curso de Mestrado em Química do Campus Bela Vista também está disponibilizado lá.

Questão 2: Que horário eu preencho lá no QAcadêmico?

O horário colocado no diário da RED não contabiliza dentro da carga horária do Sistema. Pode ser colocado qualquer horário.  O importante é colocar o quantitativo de aulas referente ao período que foi planejado aquela atividade.

Questão 3: Qual data devo colocar no diário?

A data deve corresponder a uma entrega de atividade dos estudantes.  No caso do QAcadêmico, o limite de aulas por dia é de 12. Logo se o planejamento for superior a 12 aulas, deve ser feito um lançamento de 12 aulas e um segundo lançamento com as aulas restantes. Neste caso, pode ser utilizado o último dia de cada semana para fazer o lançamento, se não houver entrega de atividades. Para os campi que tem lançamentos a serem feitos no SUAP, não há restrição de quantitativo de aulas.

Questão 4: Como devo colocar o conteúdo?

O conteúdo deve ter em seu início a palavra RED, seguindo pelo período de planejamento das aulas remotas (Data de início a Data de Término), seguido pelo conteúdo, metodologia trabalhados com os estudantes. É obrigatório este formato para que o diário seja o relatório comprobatório do planejamento realizado.

Questão 5: Estou tentando lançar minhas aulas, mas diz que a posse está com o registro. Como faço?

Os sistemas acadêmicos são baseados nos calendários que são inseridos em cada início de período.  Mesmo não tendo obrigatoriedade de dias, conforme Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), os lançamentos são associados aos dias dentro do período de cada etapa. Logo, para conseguir fazer o lançamento, deve-se alterar as datas dos calendários e/ou dos diários para que o professor tenha a posse novamente do diário e consiga fazer os lançamentos. Esta atividade deverá ser feita em conjunto com Coordenadores de Curso, Direção de Ensino e Registro Escolar.

Questão 6: Fiz o meu planejamento e deu mais que 12 aulas e meu campus usa o QAcadêmico. Como devo fazer o lançamento?

O sistema QAcadêmico aceita em cada dia de aula o lançamento de 12 aulas apenas. Caso você tenha planejado mais que 12 aulas, você deve fazer 02 (dois) lançamentos: 1 lançamento de 12 aulas e outro lançamento com as demais aulas restantes. Caso ultrapasse 24 aulas, você pode ir fazendo lançamentos de 12 em 12 aulas até o término do lançamento das aulas previstas.  Lembre-se que que o lançamento deverá ser baseado nas etapas correspondentes ao planejamento: 1º Bimestre, 2º Bimestre, 3º Bimestre, 4º Bimestre para cursos anuais; 1º Bimestre, 2º Bimestre para cursos semestrais (técnicos) e Nota Semestral para os cursos de graduação.

Para os Campi São Vicente e Guarantã do Norte que são campi piloto no uso do SUAP EDU e que tem cursos regulares, não há a necessidade de fazer mais de um lançamento, mas devem ser observados os lançamentos realizados nas respectivas etapas.

Questão 7: Preciso fazer o relatório no SUAP das atividades realizadas na RED?

Com o lançamento das aulas nos sistemas acadêmicos, não se faz necessário o lançamento do relatório das atividades no SUAP. Mas o planejamento ainda é obrigatório ser feito para que seja, através dos lançamentos das atividades feita a comprovação das atividades e carga horária prevista dos componentes curriculares.

Questão 8: Como faço para lançar as notas dos estudantes do Ensino Médio no SUAP EDU?

Você deverá colocar Média Aritmética Ponderada e colocar Peso 4 nas avaliações (seminários, trabalhos, provas etc) e Peso 2 na nota atitudinal (Conceito).  Lembre-se de colocar a nota de 0 a 10 nos lançamentos e números inteiros.

Questão 9: Como faço para lançar as notas das Provas Finais (Etapas Finais) no SUAP EDU?

Você deve fazer o cálculo da média em uma planilha e lançar somente uma avaliação (a média direta) colocando como opção soma simples ou deve colocar duas avaliações, em Média Aritmética, onde uma delas você deverá digitar a média do estudante (da etapa anterior na graduação ou a média dos 4 bimestres no ensino médio) e na outra avaliação colocar a nota da prova final.

Questão 10: Não consigo lançar as notas.  Diz que está fora do período.

Precisa ser alterada a data do diário e do calendário para permitir o lançamento.

Questão 11: Preciso abrir as matrículas para 2020/2, mas não há este período no sistema. O que faço?

Você deve fechar o período 2020/1 (com ou sem pendência), montar o calendário para o período seguinte (2020/2), montar as turmas e matricular os alunos ou abrir a matrícula WEB.  Se houve pendências, desfaça o fechamento do período 2020/1.