O Plano Educacional Individualizado visa a inclusão de Estudantes com Deficiência
e/ou Necessidades Educacionais Específicas.
A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades - DSAEstudantil, e a Pró-reitoria de Ensino - Proen, divulgaram a Instrução Normativa que estabelece normas e diretrizes para os procedimentos de identificação, elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), acompanhamento e avaliação de estudantes com necessidades educacionais específicas do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT.
O diretor da DSAEstudantil, Leonardo Lima, destaca a importância da elaboração e construção da IN em conjunto com a Proen.
"Esta ação traduz o constante avanço do IFMT como uma Instituição efetivamente inclusiva, sistematizando as ações já realizadas, respeitando a singularidade e os direitos dos estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, visando além do acesso a permanência e êxito deste público”.
A pró-reitora de Ensino, Luciana Klamt, explica que com a Instrução Normativa o uso do PEI passa a ser institucionalizado e orienta os servidores na utilização deste instrumento para a aprendizagem dos estudantes.
A Escola de Formação do IFMT (EsFor), em conjunto com a DSAEstudantil está elaborando um curso introdutório sobre o Plano considerando as especificidades do IFMT, com previsão de início no mês de junho.
Plano Educacional Individualizado
O Plano Educacional Individualizado (PEI), é uma proposta de organização curricular de caráter inclusivo, que norteia a mediação pedagógica do professor e desenvolve os potenciais ainda não consolidados pelo aluno, visando o planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial de maneira individualizada.