O reitor do IFMT, prof. Dr. Júlio Cesar dos Santos, lembrou que somente em 2022 a instituição obteve o conceito máximo em 5 dos 11 cursos avaliados, e nota 4 nos demais, o que demonstra a excelência no ensino, pesquisa e extensão do IFMT.
O curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva foi avaliado com a nota 5, máxima, do Ministério da Educação. Hoje (24), foi disponibilizado o relatório da avaliação dos especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em que atestam a excelência do referido curso.
A visita da comissão de avaliação ocorreu nos dias 16 a 18/11. Foram avaliadas as seguintes dimensões: Organização Didática-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Durante a visita a comissão reuniu-se com os gestores, servidores técnicos administrativos, docentes e discentes, com o intuito de obter evidências das condições da oferta do curso.
A excelência do curso/campus, segundo o pesquisador institucional do IFMT, Marcos Almeida de Faria, foi registrada nas considerações finais do Relatório de Avaliação, onde a comissão relatou: “Considerando as reuniões virtuais, visita à infraestrutura e análise documental o curso de Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade a distância do IFMT apresenta uma excelente qualidade”.
Com esta nota o campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva passa a contar com três cursos avaliados com nota máxima pelo Inep/MEC. “O trabalho conjunto tem sido, cada vez mais, a marca registrada da Proen. No caso do curso de Pedagogia EPT na modalidade EaD, a parceria e trabalho conjunto Campus, Proen e CREaD foi fator primordial para esse resultado”, destacou a pró-reitora de Ensino Luciana Klamt.
Por ser na modalidade EaD, por força de lei, a infraestrutura avaliada foi a da Reitoria, sendo fator de destaque a apresentação da estrutura recém implantada no CREaD. “Noventa por cento da infraestrutura avaliada foi referente ao CREaD, sendo essa dimensão avaliada com nota máxima, e tendo sido registrada a excelência de condições de oferta,” completou a pró-reitora.
A diretora do CREaD, profa. Ma. Larissa Medeiros apontou que essa é a segunda avaliação da EaD realizada esse ano com nota máxima, a primeira foi o recredenciamento institucional da EaD. Para ela, a nota reflete o reconhecimento do trabalho sério e comprometido com a qualidade do ensino na modalidade a distância.
"Demonstramos a organização-didática, o corpo de docentes e tutores e a infraestrutura organizada para atender ao curso. O papel das equipes multidisciplinares e do Núcleo de Educação a Distância do Campus também foi essencial, isso demonstra a importância da organização e do fortalecimento dos NEaDs nos campi, política que vem sendo fomentada pelo CREaD", pontuou.
O diretor-geral do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, Prof. Me. Alceu Aparecido Cardoso, observou que esta é a segunda avaliação consecutiva em que o campus atingiu nota máxima, e que esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre Campus e Reitoria.
“A equipe do campus tem trabalhado alinhada, em especial com a Proen, sempre com o objetivo de atender a sociedade com excelência, e quando o esforço institucional é reconhecido isso nos deixa muito feliz”.
A coordenadora do curso, profa. Eloisa Rosana De Azeredo disse estar contente "por ver que o MEC conseguiu, frente à pequena parcela que tivemos tempo de mostrar, atestar a qualidade da nossa Licenciatura em Pedagogia EPT - EAD. Agradeço a direção-geral, ao NEAD do Campus, CREaD e Proen”.
O reitor prof. Dr. Júlio Cesar dos Santos lembrou que somente em 2022 a instituição obteve conceito máximo em 5 dos 11 cursos avaliados, e nota 4 nos demais, o que demonstra a excelência no ensino, pesquisa e extensão.
“Os esforços institucionais no sentido de garantir qualidade isonômica em todas as unidades do IFMT tem sido a marca de nossa gestão, seja na capital ou no interior, em campus ou campus avançado, seja na modalidade presencial ou a distância os esforços envidados por nossos servidores e alunos têm sido reconhecidos pelos órgãos que acompanham a educação superior do Brasil”, assinalou o reitor.