SEDUC lança o Programa Estágio Supervisionado Meu Futuro Professor em diálogo com as instituições que ofertam cursos de graduação em Mato Grosso
O Instituto Federal de Mato Grosso – PROEN/Diretoria de Graduação participou dos diálogos sobre o Programa Estágio Supervisionado Meu Futuro Professor, juntamente com outras instituições como a Universidade do Estado de Mato Grosso e a Universidade Federal de Mato Grosso.
Os pontos destacados pela SEDUC em relação ao fluxo do Programa Estágio Supervisionado Meu Futuro Professor-2025 foram, sobretudo, relacionados à previsão de início para a primeira semana de março, manutenção do mesmo processo de credenciamento das IEs junto a SEDUC-Núcleo de Recrutamento e Seleção – NURS, atendimento ao estágio em todos os componentes curriculares em um processo é contínuo e com acompanhamento do estágio nas unidades escolares da SEDUC pelo Mediador de Estágio e pelo professor Mentor.
Portanto, nas unidades escolares da SEDUC, o primeiro contato será feito com o Mediador de Estágio (que será responsável pelo cronograma e orientações sobre a organização e funcionamento das atividades, sobre a análise documental, apresentação do professor mentor, sobre as formações continuadas e sobre o relatório de estágio). A partir disso, o professor Mentor de Estágio vai receber o estudante para orientar e acompanhar na observação das aulas, apresentação e organização do trabalho pedagógico, no planejamento de atividades, acompanhamento de regência de aulas e no processo de reflexão e elaboração do relatório de estágio.
Assim, o fluxo do Programa Estágio Supervisionado Meu Futuro Professor-2025 seguirá as seguintes fases:
1) Acesso aos documentos orientadores na página Meu Futuro Professor dentro do site da SEDUC, onde poderá ser consultado o painel de vagas.
2) O painel de vagas contempla 108 municípios e 171 escolas aptas a receberem estudantes estagiários. Fazendo a busca pelos filtros: município, escola, etapa, componente curricular e período, poderá ser obtida a lista das escolas disponíveis para o estágio. Ao selecionar o componente curricular, será evidenciado o contato da escola na figura do Mediador de Estágio, com quem os campi deverão entrar em contato e consultar a disponibilidade de vaga. O mediador de estágio, por sua vez, vai buscar compreender as necessidades do estudante e nesse momento formalizar o início do estágio.
3) A formalização para ser concluída, exigirá que o estudante envie de forma online um formulário com inserção de informações de carga horária, componente curricular, curso, informações do estágio, documento pessoal, comprovante de matrícula e o termo de compromisso de estágio.
É importante destacar que no formulário de inscrição o estudante já vai informar se naquela etapa de estágio vai desenvolver a Avaliação Prática do Enade das Licenciaturas implantada na edição de 2024, para que o Mediador Escolar informe o professor mentor para acessar o site do Inep e fazer o cadastro para acompanhar e realizar a avaliação do estudante.
4) A Conclusão de estágio concretizará com a entrega do relatório de estágio pelo estudante, que feito isso receberá um certificado de conclusão e será orientado a participar do evento de pesquisa em educação a ser realizado pela SEDUC, onde deverá apresentar um relato de experiência sobre a atividade realizada no estágio.
No que concerne a realização das 320h de Atividades Acadêmicas de Extensão nas instituições de Educação Básica, conforme exigência da Resolução CNE/CP n. 4/2024, Artigo 13 – III, será realizada nas mesmas escolas aptas, apenas com a orientação do Mediador Escolar.
A Diretora de Graduação, profa. Dra. Maria Auxiliadora de Almeida Arruda enfatizou que o Instituto Federal de Mato Grosso oferta atualmente setenta cursos de graduação dentre os quais, cursos de Licenciatura, Bacharelado e de Tecnologia, e, nesse contexto, a formalização do fluxo do estágio supervisionado nas escolas estaduais de Mato Grosso em diálogo com as instituições que ofertam educação superior, sobretudo cursos de licenciatura, contribui significativamente para garantir que a formação de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica compreenda de forma ampla e contextualizada a educação escolar básica.