Abertas inscrições para editais do Programa de Residência Pedagógica do IFMT

Publicado por: Reitoria / 15 de Setembro de 2022 às 17:27

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulga nesta quinta-feira, 15 de setembro, dois editais: o de Seleção de Estudantes dos Cursos de Licenciaturas - 102/2022 e o de Seleção de cadastro de reserva para Preceptores - 103/2022, ambos do Programa de Residência Pedagógica do IFMT. As inscrições acontecerão de forma online a partir de hoje até o dia 22 de setembro.

O Residência Pedagógica é um programa do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O programa visa fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Confira os editais:

Edital 102/2022  - Seleção de Estudantes dos Cursos de Licenciaturas do IFMT

I - Os candidatos interessados deverão acessar o formulário de inscrição através do link:

II - Em caso de dúvidas o candidato deverá entrar em contato com o(a) Orientador(a) do programa no seu Campus conforme especificado a seguir:

Confresa: Orientador do RP e responsável pelo processo seletivo: Robes Alves da Silva, e-mail Robes.silva@ifmt.edu.br

Primavera do Leste: Orientador do RP e responsável pelo processo  seletivo:   Francisco Xavier de Campos,
email: francisco.campos@ifmt.edu.br

Jaciara: Orientador do RP e responsável pelo processo  seletivo:   Haroldo Alves Pereira Junior,
e-mail haroldo.junior@ifmt.edu.br

Rondonópolis: Orientador do RP e responsável pelo processo  seletivo:   Marcio do Nascimento Gomes,
e-mail marcio.gomes@ifmt.edu.br

Juína: Orientadora do RP e responsável pelo processo  seletivo: Ademária Moreira Novaes,
e-mail ademaria.novais@ifmt.edu.br

Edital  103/2022 - Seleção de cadastro de reserva para Preceptores

O objeto da seleção consiste na concessão de cadastro de reserva para professores da Educação Básica, conforme distribuição de vagas por município, escolas de Educação Básica habilitadas e componente curricular, que constam no item 1.3 do edital.

As inscrições acontecerão por meio do formulário no link: https://forms.gle/QLjyn5GW1tKa2jfR9.

Dúvidas podem ser sanadas com a Coordenação Institucional do Programa pelo email: rp@ifmt.edu.br

Para mais informações sobre os requisitos para participação, cronograma, entre outras questões, leia atentamente os editais abaixo.