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EAD do IFMT obtém nota máxima na avaliação do INEP/MEC

Publicado por: Reitoria / 29 de Outubro de 2021 às 16:02

O Instituto Federal de Mato Grosso conquista nota máxima, na avaliação do processo de Recredenciamento EAD realizada pela equipe de avaliadores ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgado nesta quinta-feira (28/10). 

A diretora do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do IFMT, Larissa Mendes Medeiros Taques, conta que a avaliação de Recredenciamento EaD avalia as Metodologias empregadas na EaD, a Infraestrutura física, tecnológica e de pessoal que atua na EaD, além do Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Projetos Pedagógicos de Cursos e que o trabalho de toda a equipe do IFMT e do acompanhamento do Departamento de Regulação, Supervisão e Acompanhamento da Avaliação de Cursos foi sem dúvida determinante para esse resultado.

“Essa nota máxima, cinco, demonstra a qualidade do ensino a distância ofertado pelo IFMT, resultado do trabalho e comprometimento de muitos profissionais em levar a educação superior de qualidade, pública e gratuita a pessoas e locais que não teriam outra oportunidade”, destaca Larissa.

Para a diretora, o resultado provocou ainda mais ânimo em toda a equipe que atua direta e indiretamente na EaD. “A expectativa para o ano de 2022 é ampliar a oferta para aproximadamente 10.000 vagas nos cursos superiores de graduação, pós-graduação e nos cursos técnicos subsequentes”, finaliza.

O reitor do IFMT, professor Julio Cesar dos Santos explica que a avaliação de recredenciamento EaD é externa, realizada pelo INEP e tem como foco aferir a qualidade dos serviços prestados pelas Instituições de Educação Superior, sendo, segundo o INEP, "um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)”.

Santos também destaca que alcançar a nota máxima nos indicadores de qualidade, em uma avaliação que é realizada por avaliadores externos, todos oriundos de universidades, demonstra ainda mais o esforço institucional que vem sendo realizado por docentes, técnicos administrativos da educação e gestão. “O resultado da avaliação é utilizado para subsídio do conhecimento e da decisão por parte da sociedade em geral sobre a qualidade da educação superior no Brasil” pontua o reitor.

Neste sentido, segundo Julio dos Santos, cabe destacar que na pesquisa realizada no sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de ensino -(e-MEC) verificou-se que o IFMT passa a compor o grupo de 10 instituições federais de ensino superior que alcança Conceito Institucional EAD máximo(CI-EaD 5) na avaliação realizada pelo INEP/MEC, estando entre 3% das IES públicas com nota máxima. "Se compararmos com rol do total de IES (públicas e privadas), o IFMT fica entre as 149 Instituições de Ensino Superior recredenciadas de um total de aproximadamente 3200 IES no Brasil, sendo a primeira em Mato Grosso recredenciada com nota máxima".

O reitor finalizou parabenizando todos os servidores e discentes do IFMT e destacou que o resultado é mais uma demonstração da responsabilidade com os investimentos realizados pela sociedade, sendo revertido em oferta de educação superior de qualidade e pública, na modalidade EaD, modalidade esta que permite atender não só o Estado de Mato Grosso, mas também discentes de outros estados.

O chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Acompanhamento de Avaliação de Cursos, Adriano Breunig, ressaltou a dedicação dos professores, técnicos administrativos em educação e a qualidade dos estudantes que estão no curso. "Nos três segmentos tivemos nota máxima. Isso significa que tanto o docente, o técnico administrativo, como os discentes entendem que nós atendemos com excelência a educação superior e de pós-graduação a distância” pontua Breunig. 

Adriano relata que o reitor, desde o primeiro dia do Projeto Esperançar colocou  como uma das metas a melhoria do Indicador de Qualidade do IFMT e criou um departamento com foco específico no  acompanhamento das avaliações.

“O apoio da gestão é muito importante porque a Reitoria representa todos os campi e cursos do IFMT. Essa parceria e o trabalho em equipe com a Proen desenvolveu uma comissão que entendeu a importância e gerou um bom trabalho “Fizemos relatórios e  organizamos todas as informações como vídeo, texto, áudio e arquivos totalizando 314 mil arquivos com mais de duzentas pastas. Isso não seria possível sem esse trabalho em equipe” conclui.

O Processo de Recredenciamento Institucional é o mais abrangente em relação aos demais processos regulatórios (Credenciamento, Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento), pois consiste na análise de documentos e ações institucional que deverão abranger todas as 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, previstos na Lei nº 10.861/2004.

O Procurador Educacional Institucional do IFMT, responsável pela interlocução das informações acadêmicas junto aos processos regulatórios, salienta que “atualmente o instrumento de avaliação da CONAES/INEP é o mesmo, tanto para processos de Recredenciamento Presencial ou EAD, com a diferença apenas na inclusão de indicadores específicos para a Educação a Distância. Portanto, esse resultado demonstra a qualidade da instituição de forma geral e somada a outros requisitos possibilitará maior autonomia institucional e possibilidade de expansão.”

Importante destacar também que o cenário pandêmico mundial evidenciou, até mesmo para os mais céticos, que a educação a distância é uma solução viável para o desenvolvimento da educação nacional. Em outros momentos o IFMT esteve presente e nos 141 municípios do Estado de Mato Grosso por meio da educação a distancia e pretendemos continuar avançando sempre presando pela qualidade dos nossos serviços.

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