início do conteúdo

Educação Física do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva obtém nota 5 pelo MEC

Publicado por: Reitoria / 6 de Setembro de 2022 às 15:54

Mais uma nota 5 para o IFMT, agora no Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, reconhecido com a Nota 5 (Máxima), após a visita da comissão de avaliação do INEP/MEC nos dias 29 a 31 de agosto.

Durante a visita foram avaliadas as seguintes dimensões: Organização Didática-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. A comissão de avaliação reuniu-se com os gestores, servidores técnicos administrativos, docentes e discentes, com o intuito de obter evidências das condições da oferta do curso.

Hoje, dia 06/09, o INEP/MEC disponibilizou o relatório da avaliação dos seus especialistas atestando a excelência do curso de Licenciatura em Educação Física do campus.

Parceria com os campi

Em funcionamento desde 2019, e contando com 115 estudantes matriculados, o curso de Licenciatura em Educação Física, na modalidade presencial, do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva se junta a outros 22 cursos da mesma área com nota máxima no Brasil. De acordo com sistema e-MEC/MEC, existem hoje 971 cursos de Licenciatura em Educação Física em todo o Brasil, e apenas pouco mais de 2,3% conseguem alcançar tal feito.

Por intermédio da pró-reitoria de Ensino, o IFMT vem realizando um acompanhamento dos cursos de graduação, e a pró-reitora, Luciana Maria Klamt avalia que os resultados alcançados são frutos do trabalho conjunto entre a reitoria e os campi.

“Esse trabalho em parceria com os campi tem sido exitoso, tendo alcançado, nos anos 2021 e 2022, de um total de nove avaliações concluídas, 100% de notas 4 e 5, das quais cinco destas são notas 5, ou seja, 55,55% de notas máximas” detalhou Klamt.

A pró-reitora explicou que a Proen tem atuado de forma integrada disponibilizando aos campi o acompanhamento para implantação e implementação de seus cursos. No caso da graduação este trabalho é realizado pela Diretoria de Graduação e o Departamento de Regulação, Supervisão e Acompanhamento de Cursos.

O Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva

É a unidade mais antiga do IFMT. Em 23 de setembro de 2022 completa 113 anos ofertando cursos de nível médio e graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Além do curso de Educação Física, o curso de Turismo também obteve nota cinco na avaliação do MEC.

O diretor-geral professor Me. Alceu Aparecido Cardoso, afirmou que já era esperado o resultado, considerando-se o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do curso e da gestão do campus. E ainda a parceria Reitoria X Campus / Curso, com o objetivo de alcançar a Nota 5, que existe desde o primeiro dia do curso e ocorre cotidianamente.

“Esse trabalho realizado por muitas mãos desde o início foi recompensado. Reconheço o esforço coletivo de todos os membros da equipe do campus e da reitoria, esse resultado é de todos.”

O coordenador do curso, professor Ms. Marcelo Gomes Alexandre relata que a comissão avaliadora revelou que o curso do IFMT era o único que conheciam em que o PPC já atende a todas as diretrizes. “Ressalto ainda o grande empenho, e dedicação da equipe, assim como o comprometimento e pertencimento dos alunos ao IFMT”.

Esforços institucionais

Para o reitor, professor Dr. Júlio Cesar dos Santos, os resultados têm sido favoráveis e a instituição tem demonstrado a excelência no ensino, pesquisa e extensão.

"Seja na capital ou interior, em campus ou campus avançado, os esforços dos nossos servidores e alunos têm sido recompensados com as mais altas notas nos indicadores de qualidade, evidenciando a responsabilidade e zelo do IFMT com o bem público, o empenho de nossos servidores em ofertar ensino de qualidade e, por fim, a persistência dos gestores do campus, para vencer dificuldades orçamentárias e financeiras garantindo as condições de oferta para um curso de excelência”.

O reitor parabenizou toda a sociedade Cuiabana em especial aos servidores e alunos do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva e lembrou os esforços institucionais capitaneados pela PROEN possibilitando que, a cada dia, a instituição possa elevar os seus indicadores de qualidade.

“Esses resultados são inquestionáveis, pois são medidos e publicados pelo próprio MEC, sendo alcançados graças à parceria que a PROEN tem desenvolvido com os campi. Isso evidencia que esse trabalho próximo e permanente é predominante para a elevação dos indicadores de qualidade, mostrando ao Brasil que o IFMT está no rol das melhores instituições de educação superior do país,” comemorou Júlio.

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT