ENEM: Servidor pode se inscrever para trabalhar nos dias de provas

Publicado por: Reitoria / 28 de Junho de 2016 às 08:17

Servidores públicos do Poder Executivo Federal em todo o país, interessados em trabalhar no controle e monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, podem se inscrever, no período de 4 a 31 de julho próximo. A iniciativa faz parte da segurança do exame, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.

“O Enem mobiliza, atualmente, uma ampla rede de colaboradores que qualifica positivamente a aplicação do exame”, disse a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. “Dentre eles, destacam-se os integrantes da Rede Nacional de Certificadores, para a qual convidamos os servidores públicos do Poder Executivo Federal a participar.”

A principal tarefa dos selecionados para atuar na Rede Nacional de Certificadores (RNC) será garantir a integridade dos malotes nos locais de provas. Eles terão de certificar os processos de aplicação do Enem e comunicar ao Inep, de imediato, quaisquer situações que estejam em desacordo com as normas de segurança.

Requisitos — A seleção é aberta exclusivamente aos servidores do Executivo Federal ativos, regidos pela Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Para participar, o servidor deverá ter formação mínima em nível médio; não poderá estar de licença ou afastado nos dias de aplicação do Enem, nem ter parentes, cônjuges ou companheiros de até terceiro grau inscritos no Enem. Também não pode ter vínculo com atividades do processo de elaboração, impressão, distribuição e aplicação desse exame.

Seleção — Os interessados que tiverem a inscrição homologada devem participar da capacitação a distância, obrigatória para a habilitação. O objetivo é apresentar aos selecionados os pressupostos legais, teóricos e metodológicos do Enem, principalmente os procedimentos de aplicação, sigilo e segurança pertinentes à atuação do certificador.

O rendimento individual demonstrado na capacitação será considerado no resultado final.

O Edital do Inep nº 18/2016, com a chamada pública para a habilitação de certificadores para compor a rede nacional de certificadores, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27.

Assessoria de Comunicação Social do Inep