Estudantes do IFMT se destacam com notas no ENEM

Publicado por: Reitoria / 27 de Janeiro de 2024 às 06:00

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) abrem portas para que muitos estudantes alcancem uma vaga no ensino superior. No Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) um número expressivo de alunos das dezenove unidades espalhadas por todo o estado atingiram pontuação acima de 900 na redação e números positivos na pontuação ampla.

Essa conquista, resultante da combinação de excelência no ensino público ofertado e esforço pessoal, faz com que muitos deles possam realizar o sonho de garantir uma vaga em cursos superiores ofertados por universidades públicas do estado e do país e pela própria instituição.

Os resultados do ENEM foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último dia 16. Desde então os estudantes tem celebrado suas conquistas, a exemplo de Vanessa Corrêa, do IFMT Cuiabá Octayde e Brenda Dutra, de Alta Floresta, que chegaram bem perto dos mil pontos da nota máxima ao somarem 980 pontos na redação.

Quem também está feliz é Ana Júlia Zangeski, que concluiu o curso técnico em Recursos Humanos no campus Avançado Tangará da Serra em 2023 e fez 940 pontos na redação do Enem. A jovem conta que já pretende garantir uma vaga no curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“Meu curso era muito puxado, quase não tinha tempo pra conciliar os estudos. Mesmo assim não perdi as aulas preparatórias para a redação, fazia redações toda semana e tive essa ótima surpresa”.

No campus Várzea Grande, do grupo de 43 estudantes que participaram do curso FIC “Redação para o Enem”, ministrado pelo professor Kleberson Cardoso e pelo monitor Lucas Costa, 18 alcançaram notas superiores a 900 na redação.

“Iniciamos o projeto em 2022 e a aprovação expressiva fez com que continuássemos em 2023”, relata o docente. Ele preparou uma apostila com mais de 100 páginas detalhando, em três módulos, o caminho prático a ser percorrido para alcançar cada uma das cinco competências cobradas na prova de redação do Enem.

No material também constam capítulos sobre projeto de texto, desde a introdução, o desenvolvimento, a proposta de intervenção, até exercícios de gramática e outros conteúdos relacionados a temática.

No IFMT Várzea Grande dezesseis alunos fizeram a prova como treineiros. E do campus Avançado Diamantino, Kauã de Oliveira Klava, aluno do curso técnico em Administração entrou para a lista de melhores treineiros da Fuvest para o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

No IFMT Cuiabá - Cel. Octayde, o projeto “Aprender Juntos para o Enem”, possibilitou uma preparação diferenciada para mais de 120 estudantes. Até o momento, o campus registra mais de 20 alunos com nota acima de 900 na redação do Enem 2023.

Lá, atualmente, um time formado por 16 professores compõe o corpo docente do projeto, alguns deles assumindo mais de uma disciplina. Durante os meses de preparação, os participantes tiveram acesso às aulas quatro vezes na semana, à alimentação e a simulados em todas as áreas do conhecimento.

A professora Lina Marcia de Carvalho conta que a equipe utilizou a experiência do ano anterior, quando foram realizadas orientações vocacionais, a estrutura de aulas, as necessidades dos alunos e os problemas enfrentados no caminho para desenvolver a preparação para o próximo ano.

“Vamos caminhando e aperfeiçoando o que é necessidade, isso porque o perfil de alunos muda a cada ano. Eles chegam com várias ideias de cursos e, muitas vezes, são áreas que não possuem nenhuma afinidade. Quando entram em sala começam a ver a dificuldade que é se preparar para o vestibular e para uma seleção como o Enem, então começam a amadurecer. Deste modo, passam a pensar 'onde vou focar os meus esforços para ter chance de chegar lá?'. Quando passam a projetar isso em sala, dá mais energia para o professor correr atrás, mesmo diante dos problemas que surgem".

Segundo a professora Claudia Nehme, o cursinho é pensado de forma estratégica, levando em consideração aspectos como a Teoria de Resposta ao Item (TRI). “Todos os materiais didáticos utilizados são elaborados pelos próprios professores, incluindo as listas de exercícios e os simulados”.

Davi Mazine, aluno do 4º ano de Edificações e do projeto “Aprender Juntos para o Enem”, alcançoi 960 pontos em redação. Ele pretende cursar Direito. “Se a remuneração for boa pretendo seguir a área de perícia criminal, que é o que mais gosto, senão eu ficaria feliz trabalhando em delegacia”, planeja.

Mazine conta que no primeiro dia de prova estava mais confiante com redação “pois já havia se preparado o ano todo e com sua área de maior afinidade” (humanas).

Com base nos resultados alcançados Davi aproveitou para trazer dicas para os alunos que estão entrando no último ano em 2024.

“Aproveitem muito a experiência do IFMT, mas amadureçam a cabeça em relação aos estudos. No terceiro ano não mate aula pra ficar passeando pela escola, estude para as provas, se possível preste atenção em todas as aulas, tire suas dúvidas, reforce o conteúdo em casa e tente conciliar ensinos médio e cursinho, pra isso você deve abrir mão de alguns momentos de curtição, é natural, mas a recompensa vale muito mais!”, ensinou.

Texto: Orismeire Zanelato - Decom/IFMT e Maria Menezes - Ascom Campus Cuiabá Octayde
Infográfico: Moisés de Jesus - Decom/IFMT

Marcadores: ifmt_1