IFMT e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá estudam parcerias para 2018

Publicado por: Reitoria / 14 de Dezembro de 2017 às 13:52

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula e a equipe da Pró-Reitoria de Ensino se reuniram nesta segunda-feira (11/12) com a secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Edilene Machado, junto com sua equipe para tratar de parcerias entre o IFMT e secretaria municipal de educação de Cuiabá. O principal resultado da reunião foi fortalecer os laços de parceria com o município para 2018.

Willian de Paula destacou que o principal objetivo da reunião com a secretaria municipal de educação foi fortalecer os laços de parceria. “O IFMT possui parceria com a secretaria municipal de Educação no Programa Profuncionário, mas o intuito é que possamos fortalecê-la, ampliando as nossas ações, como por exemplo, na formação de gestores, formação inicial e continuada de professores, e de outros segmentos de profissionais que compõem a secretaria”, disse o reitor.

Ele acrescentou que outra solicitação é o IFMT trabalhar com a modalidade de jovens e adultos, ofertada pela secretaria municipal. “Existem alguns projetos pilotos que estão se desenhando, como cursos de especialização, cursos para Educação de Jovens e Adultos, e um terceiro voltado para a formação de gestores que atuem nas escolas municipais de Cuiabá”, contou Willian de Paula.

A secretaria adjunta da secretaria de Educação de Cuiabá, Edilene Machado, falou que na reunião com o reitor e a equipe gestora da PROEN, pode conhecer alguns produtos e pretende fechar oito parcerias, como escola de gestores, pedagogia com ênfase na educação infantil, formação inicial e continuada, educação de jovens e adultos e educação do campo.

“Tenho certeza que 2018 será um sucesso. Estamos passando por um processo de construção da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e o IFMT. Teremos um upgrade em nossa formação”, salientou Edilene Machado.

O pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos André de Oliveira Câmara, explicou que está sendo feito um projeto piloto para levar ao município a experiência do IFMT com a formação de profissionais para o mercado de trabalho. “Iniciaremos com cursos de curta duração, um deles para os profissionais que atuam em creches. Além disso, o município tem outras demandas e esse projeto inicialmente requer que a secretaria apresente alguns portfolios para determinar qual será a linha de atuação do instituto”, finalizou Câmara.