IFMT finalizou o 25º SemiEdu com encantadoras apresentações culturais

Publicado por: Reitoria / 2 de Outubro de 2017 às 11:56

A Noite Cultural do IFMT: Diversidades culturais, sujeitos e saberes contaram com a participação dos campi de Várzea Grande e Bela Vista

Na última quarta-feira, dia 27 de setembro de 2017, o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT teve a oportunidade de finalizar a 25ª edição do Seminário de Educação (SemiEdu) da UFMT, em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado. O evento contou com a participação do Coral Campus Várzea Grande, coordenado pela maestrina Liza Paro; do Teatro do Campus Várzea Grande, coordenado pelos professores Albília de Almeida e Jorge Fonseca e do Grupo Vivências Musicais, do Campus Bela Vista, coordenado pelo professor e maestro Yuri Assumpção.

Para a professora da UFMT e uma das Coordenadoras geral do SemiEdu, Nilce Vieira, a participação do IFMT "foi um espetáculo que coroou a temática elegida para o evento: Diversidades culturais, sujeitos e saberes. Sob a regência da Professora Liza Paro, maestrina e regente do Coral, o grupo apresentou um repertório que levou as pessoas presentes a interagir com o público".

Segundo Yuri Assumpção, coordenador do projeto de extensão do Campus Bela Vista, Vivências Musicais, é importante os estudantes se apresentarem em eventos como o SemiEdu porque divulga a instituição, divulga o trabalho deles e também motiva os adolescentes a continuarem. "Para muitos foi a primeira vez que pisaram num palco e eles se sentiram extremamente felizes de estarem ali, participando deste evento e tocando para os amigos, pais e familiares que estavam ali os prestigiando".

O violinista do grupo Vivências Musicais, André Luiz Pinto, diz ter ficado muito feliz por tal oportunidade: "tocar naquele palco com os meninos foi uma grande experiência e isso tem aumentado cada vez mais meu interesse pela música e também do meu grupo". Já Antônio de Lima, sax, voz e violão, diz que essas experiências têm sido muito enriquecedoras para ele. "Tem sido algo muito bom, muito positivo pra mim, pra minha formação não só enquanto estudante, mas também como pessoa. É muito interessante este projeto em que você reúne jovens em circunstâncias sociais semelhantes e os coloca para fazerem uma coisa que eles gostam tanto, que é a música".

Carminha Visquetti, Assistente Social do Campus Várzea Grande e integrante da Comissão de Cultura e Arte do evento, disse ter ficado encantada com tudo que viu, ouviu e sentiu na apresentação cultural. "São momentos como esses, de assistir a jovens talentosos, que fizeram muito com tanto pouco recursos, é que nos dão forças para poder continuar na luta pela educação de qualidade regada a muita cultura".

SemiEdu: Três noites de muita música boa

"Um emocionante espetáculo do Coral UFMT Canta Beatles sob direção musical e regência de Dorit Kolling e direção cênica e coreografia de Reynaldo Puebla, integrado pelos estudantes de diversos cursos da UFMT, professores, servidores e comunidade em geral, abriu com brilhantismo as festividades do 25° SemiEdu: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes, na noite de segunda-feira, dia 25 de setembro de 2017", explicou Nilce Vieira.

No dia 26 foi a vez do Sexteto de Metais da UFMT realizar o Concerto: Quinteto de Metais e Percussão. A apresentação contou com composições de artistas internacionais, nacionais e, inclusive, obras da cuiabana Zulmira Canavarros e outros artistas locais.

Além disso, a programação cultural do SemiEdu, de qualidade e gratuita, contou com variadas atrações: Violeiros do Pantanal, Grupo Enkantus, UFMT com a Corda Toda, Grupo de Flautas da UFMT; Grupo de Teatro IFMT Maria da Vila Matilde, Grupo de Teatro Cena Livre, Maracatu de Baque Virado: Fortalecendo as raízes da cultura afro-brasileira, entre outras atividades.

IFMT-Campus Várzea Grande/ Cristiane Fronza