IFMT realiza encontro para discussão sobre a Política de Formação de Professores

Publicado por: Reitoria / 3 de Abril de 2023 às 17:05

A Pró-reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Graduação promoveu no dia 31 de março, no campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, a Reunião de Trabalho da Comissão e Encontro Formativo de Elaboração da Política Institucional de Formação Acadêmico-Profissional de Professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Nesse encontro os Grupos de Trabalho apresentaram a sistematização dos estudos relacionados à Docência como profissão; aos Conhecimentos necessários para a Docência e as Licenciaturas no Brasil e nos Institutos Federais (IFS), realizados no 2º semestre de 2022, quando foram discutidas temáticas sobre a formação acadêmico-profissional de professores para a elaboração da Política Institucional de Formação Acadêmico-Profissional de Professores do IFMT

A comunidade acadêmica poderá participar e contribuir com os estudos e escrita desse importante documento institucional por meio da inscrição no Projeto de Ensino: Ciclos de Estudos: a Formação Acadêmico-Profissional de Professores (FAPP) no contexto das licenciaturas do IFMT com carga horária de 160 horas inscrições até dia 14/04 no site de eventos  https://eventos.ifmt.edu.br/cursos/147/FAPPIFMT2023/

Os estudos acontecerão no formato EaD pela plataforma AVA institucional (ava.ifmt.edu.br). Os participantes poderão contribuir com as discussões nos quatro GTs e na escrita da minuta da Política Institucional de Formação Acadêmico-Profissional de Professores do IFMT.

Para a pedagoga e presidente da comissão, Patrícia Pereira da Silva Lopes, esse momento sinaliza o amplo debate com a comunidade acadêmica da instituição quando a comissão propõe a realização desse projeto de Ensino como forma de possibilitar a participação da comunidade na construção da Política.

“E ao mesmo tempo levá-los à formação continuada sobre a temática da formação inicial de professores, ao promover um constante olhar reflexivo sobre seus processos formativos,” reflete.

A pedagoga prossegue dizendo que a iniciativa demarca a identidade institucional a partir de um campo epistemológico que subsidia suas ações formativas, lança luzes sobre o perfil profissional a ser formado, com isso, institui diretrizes gerais para o alinhamento institucional na oferta dos cursos de licenciatura respeitando as especificidades de cada contexto.

O lançamento oficial da temática Política Institucional de Formação Acadêmico-Profissional de Professores do IFMT ocorreu no IV Seminário das Licenciaturas, em fevereiro de 2022. As discussões prosseguirão durante o V Seminário das Licenciaturas, evento integrante da programação do WorkIF, no dia 27 de outubro de 2023.

Discussões iniciadas em 2016

No IFMT estas discussões surgem desde o primeiro Fórum das Licenciaturas, no ano de 2016, e ganham aprofundamentos nas edições posteriores, marcadas pelas experiências, reflexões, pesquisas e produções dos Programas PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), PRP (Programa de Residência Pedagógica) e PID (Projeto de Incentivo à Docência).

"A experiência acumulada ao longo dos anos permitiu o amadurecimento do olhar institucional sobre os processos formativos no âmbito dos cursos de licenciatura e culminam agora, na intenção dessa mobilização na direção da formalização/materialização da Política, que, por si só, se converterá em um significativo espaço formativo", completa a diretora de Graduação, Ana Claudia Tasinaffo Alves.

O evento contou com a participação do professor Cristovam Albano representando o reitor Julio César dos Santos, da Pró-reitora de Ensino, Luciana Klamt e dos membros da comissão, coordenadores e professores dos cursos de Licenciatura do IFMT.

Projeto de Ensino contribuirá para a construção da Política

Notícia Relacionada:

Inscrições prorrogadas: se inscreva no Projeto de Ensino até o dia 14.04 - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/inscricoes-prorrogadas-se-inscreva-no-projeto-de-ensino-ate-o-dia-1404/