início do conteúdo

IFMT realizará a webinar sobre a Implementação da Curricularização da Extensão

Publicado por: Reitoria / 31 de Maio de 2021 às 11:29

A Pró-Reitoria de Extensão juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino realizam a Webinar “Implementação da Curricularização da Extensão do IFMT” nos dias 08, 15 e 22 de junho, das 19 às 21 horas, no canal IFMT TV, pelo Youtube. A webinar terá o formato de mesa-redonda e os participantes poderão receber certificado de participação.

O diretor de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares da Proex, Victor Rafael Araujo de Noronha, explicou que a intenção da webinar é dialogar com a comunidade do IFMT a curricularização da extensão que é uma normativa do Conselho Nacional de Educação, onde consta que todas as instituições de ensino superior devem incluir na sua matriz curricular pelo menos 10% de atividades de extensão.

“Por conta desta normativa todos os PPCs de nível superior deverão passar por reformulações, e aqueles aos quais deverão ser criados com esta normativa. Por este motivo a gente precisa fazer discussão. Dentro do IFMT hoje existe essa regulamentação de curricularização aprovado pelo Consepe e Consup. Alguns cursos nossos, já passaram por essa reformulação, mas a grande maioria ainda não passou”, conta Victor Noronha.

O diretor de Relações Interinstitucionais e Comunitárias da Proex explica que esse evento vai ser um momento de diálogo com os campi, ou seja, com as bases, que irão passar por essa reformulação.

A diretora de Graduação da Proen, Ana Claudia Tasinaffo Alves, reforçou que esse ciclo de debates sobre a curricularização da extensão é para formar a comunidade acadêmica.

“É muito importante esse evento para que a nossa comunidade tenha mais subsídios para reestruturar os seus projetos pedagógicos dos cursos que serão necessários para atender essa legislação. Desta forma, teremos a extensão incluída no currículo. Na webinar, traremos palestrantes com experiências de outras instituições de ensino e alguns palestrantes com experiência do que já foi implementado dentro do IFMT”, finalizou.

A IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO IFMT – PROGRAMAÇÃO

08 de junho de 2021
19h (CUIABÁ - MT)
Abertura: Reitor, Pró-reitor de Extensão e Pró-reitora de Ensino
MESA 1: Desafios e Perspectivas para a Curricularização da Extensão nas IEs Públicas
Convidados: Marlova Benedetti – Pró-reitora de Extensão do IFRS e Professora Dra. Olgamir Amancia Ferreira -  UNB
Mediação:  Pró-reitora Luciana Klamt 

15 de junho de 2021
19h (CUIABÁ - MT) 20h (BRASÍLIA-DF)
MESA 2: O processo de regulamentação da Curricularização da Extensão no IFMT
Convidados: Marilane Alves Costa - Professora do IFMT e Lívio Wogel - Diretor Geral do IFMT - Câmpus São Vicente;
Mediação: Diretora de Graduação/PROEN: Professora Ana Claudia Tasinaffo Alves 

22 de junho de 2021
19h (CUIABÁ - MT) 20h (BRASÍLIA-DF)
MESA 3: Curricularização da Extensão no IFMT: compartilhando experiências.
Convidados: Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro – Professora do IFMT – Campus Cáceres – Professor Olegário Baldo, Márcia Dayana Fernandes - Coordenadora do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo – Campus Cuiabá Cel Octayde Jorge da Silva e Gilmar Borges de Paiva – Coordenador do Curso de Tecnologia em Agroindústria – Campus Campo Novo do Parecis.
Mediação: Diretor de Relações Interinstitucionais, Comunitárias e Populares PROEX/IFMT: Professor Victor Rafael Araujo de Noronha

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT