Inscrições para o Vestibular 2018/1 do IFMT iniciam dia 02/09, são ofertadas 1.009 vagas

Publicado por: Reitoria / 30 de Agosto de 2017 às 11:37

Os estudantes interessados em cursar o Ensino Superior no Instituto Federal de Mato Grosso devem ficar atentos. As inscrições começam no dia 02 de setembro e se encerram no dia 02 de outubro de 2017, pelo site – https://selecao.ifmt.edu.br. São ofertadas 1.009 vagas para 17 campi e campi avançados (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Sorriso, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Diamantino e Guarantã do Norte) e dois centros de referência (Campo Verde e Jaciara).

Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Seleção (https://selecao.ifmt.edu.br ou no link https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=4085), preencher o formulário e imprimir o boleto com a taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 16 de outubro de 2017, observado o horário de funcionamento bancário.

No dia 07 de novembro, o IFMT disponibilizará a confirmação dos inscritos, contendo nome, número da inscrição e local de realização das provas. A prova será realizada no dia 26 de novembro (domingo), das 13 às 17h30.

Isenção de pagamento da taxa de inscrição

O candidato poderá solicitar a isenção de pagamento de taxa de inscrição até a data de 02 de outubro, candidatos que atendam aos pré-requisitos: ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular com bolsa integral de estudos; comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; comprovar residência no Estado de Mato Grosso; e preencher o formulário de inscrição e questionário socioeconômico no site da seleção IFMT (https://selecao.ifmt.edu.br). A explicação dos procedimentos para solicitar a isenção constam no Edital 60/2017, item 3.

O IFMT divulgará no dia 10 de outubro a relação nominal dos candidatos que foram beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição. O candidato que tiver o pedido de isenção indeferido (não aceito) poderá pagar o boleto bancário no período previsto para efetivá-lo e aguardar a confirmação dos inscritos, conforme o edital.

O resultado do Vestibular 2018/1 será divulgado no site da Instituição no dia 08 de janeiro de 2017. A previsão das datas para matrículas dos candidatos aprovados em 1.ª chamada são: 11,12 e 15 a 18 de janeiro de 2018, das 08 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Sobre a reserva de vagas

Em conformidade com legislação citada no edital nº 60/2017, o IFMT estabelece a reserva de vagas, de 50% (cinquenta por cento) em todos os cursos e turnos, para candidatos que tenham cursado Ensino Médio na Rede Pública de Ensino: Municipal, Estadual ou Federal, observadas as seguintes condições:

• 50% (cinquenta por cento), das vagas reservadas a cotistas, serão destinadas a candidatos com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, isto é, R$1.405,50 (mil quatrocentos e cinco reais e cinquenta centavos), das quais 62% (sessenta e dois por cento) serão preenchidas por candidatos que se declararem no ato da inscrição, Pretos, Pardos e Indígenas (P.P.I)  e também por pessoas com deficiência. Já os 38% (trinta e oito por cento), serão destinados a candidatos concorrentes que não se autodeclararem, pretos, pardos ou indígenas (P.P.I).
  • 50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas para cotistas serão destinadas para candidatos, independente da renda familiar, das quais 62% (sessenta e dois por cento) serão preenchidas por candidatos que se autodeclararem, no ato da inscrição, pretos, pardos e indígenas (P.P.I) e também por pessoas com deficiência (PcD) nos termos da legislação. Já os 38% (trinta e oito por cento) serão destinados a concorrentes que não se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas (P.P.I).

Link para inscrições:

Quadro de vagas e campi:

Campus Alta Floresta
Bacharelado em Agronomia 20 vagas Noturno
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 20 vagas Noturno
Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia 35 vagas Noturno
Campus Sorriso
Bacharelado em Engenharia Agronômica 20 vagas Integral