Mais dois cursos de graduação recebem conceito máximo na avaliação do MEC

Publicado por: Reitoria / 11 de Abril de 2022 às 16:42

Os cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Campus Rondonópolis e Engenharia de Controle e Automação, do Campus Primavera do Leste recebem conceito final 5 do INEP/MEC e se somam a outros cinco cursos com nota máxima

No período de 4 a 8 de abril os cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Campus Rondonópolis e Engenharia de Controle e Automação, do Campus Primavera do Leste receberam a visita de comissão de avaliadores do INEP/MEC e o relatório, com conceito final 5 para os dois cursos, foi disponibilizado nesta segunda-feira (11).

Atualmente, o IFMT conta com sete cursos que obtiveram a avaliação máxima: Turismo, Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva (2021), Gestão Pública, Campi Barra do Garças e Várzea Grande (2020), Gestão de Recursos Humanos, Campus Alta Floresta (2019) e Biologia, Campus Confresa.

O processo de avaliação subsidia os processos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação em funcionamento em todo o país e contempla as dimensões Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura de funcionamento dos cursos. Os conceitos atribuídos podem variar de 1 a 5.

No Brasil, segundo consulta no site do e-Mec, existem 307 cursos de Engenharia de Controle e Automação em funcionamento e apenas 12 avaliados com Conceito 5. Da mesma forma, dos 60 cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza existentes no país, apenas 10 têm nota máxima na avaliação.

Para a pró-reitora de Ensino, Luciana Maria Klamt, esse resultado, somado aos outros 5 cursos com conceito máximo, e o Recredenciamento EAD, que também recebeu conceito 5, “demonstram a qualidade do trabalho desenvolvido pelo IFMT”.

Processos em tramitação

Na atual gestão 26 processos regulatórios estão em tramitação no MEC. Entre os que já receberam visita de avaliação, 80% tem nota 5 e os demais, apesar de terem recebido conceito 4, estão em processo de impugnação para solicitação de elevação do resultado.

A supervisão e orientação de todos esses processos estão a cargo do Departamento de Regulação, Supervisão e Acompanhamento de Avaliação de Cursos (DRAC), vinculado à Pró-reitoria de Ensino (PROEN), que, em conjunto com o Campus, organiza as evidências que complementam os processos. O processo regulatório é extenso e requer acompanhamento constante do NDE, do Departamento de Ensino do Campus e da PROEN.

“Alguns processos estão em tramitação desde 2018 e é preciso demonstrar todas as ações e projetos que são desenvolvidos pelos cursos. Nosso objetivo é continuar trabalhando em prol de uma educação pública, gratuita e de qualidade para a população que busca uma qualificação profissional”, ressalta a pró-reitora.

O professor Adriano Breunig, chefe do DRAC revela que, nos últimos anos o departamento estabeleceu uma metodologia de trabalho que consiste na sensibilização, orientação e organização para o recebimento da visita de avaliação. “A metodologia tem contribuído para alcançar esses resultados, porém é fundamental o envolvimento do campus para atingir esse objetivo”, observa.