Pesquisa da Setec busca estudar impacto da pandemia na Rede sob a ótica docente

Publicado por: Reitoria / 10 de Maio de 2022 às 16:36

A Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), por meio de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no âmbito do Edital 20/2021 do MEC, está desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de estudar o impacto da pandemia da Covid-19 na Rede Federal de Educação Pública Científica e Tecnológica (RFEPCT) sob a ótica docente.

Podem participar da pesquisa, respondendo o questionário disponível no link abaixo, os docentes que já integravam a Rede até o ano de 2018, e que tenham ministrado aulas durante o período que perdurou o ensino remoto.

O prazo final para os docentes responderem será o dia 22 de maio.

O tempo demandado para responder o formulário é estimado em cerca de 15 minutos.

Justificativa da pesquisa

É de conhecimento que a pandemia da Covid-19 vem causando impactos de todas as ordens, e que a educação ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT) também está sendo afetada, demandando respostas específicas para mitigar os impactos negativos e maximizar os positivos.
Readequações foram necessárias no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão para atender à nova realidade imposta pela pandemia, especialmente no tocante ao distanciamento físico entre as pessoas. Isto refletiu no orçamento, nos regulamentos, no exercício e no ambiente de trabalho, no bem-estar do servidor e dos estudantes, entre outros aspectos. Neste momento, não existe uma sistematização destas readequações que permita uma análise geral do impacto provocado por elas sobre a oferta da Rede. Em um cenário no qual são visíveis os impactos da pandemia no sistema educacional, é fundamental conhecê-los para melhor direcionar políticas públicas que busquem diminuir as desigualdades educacionais no país.

Link para o questionário: https://forms.gle/JmK2YQGaVETPhqG77

Marcadores: ifmt_1