PIBID, PRP e PID estimulam Formação Acadêmico-Profissional de docentes

Publicado por: Reitoria / 15 de Setembro de 2022 às 14:11

No início de setembro de 2022, divulgados os resultados dos editais da CAPES nº 23/2022, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e nº 24/2022, do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Para o PRP o IFMT foi contemplado com 75 bolsas residentes, 15 bolsas preceptores, 05 bolsas orientação e 01 bolsa coordenação institucional, distribuídas nos campi Primavera do Leste, Rondonópolis, São Vicente, Centro de Referência de Jaciara, Confresa e Juína.

Já para o PIBID a instituição foi contemplada com 72 bolsas para estudantes; 09 bolsas supervisão; 03 bolsas coordenação de área e 01 bolsa coordenação institucional, distribuídas nos campi Primavera do Leste, Cáceres, Juína, Rondonópolis, São Vicente CR Jaciara, Diamantino e Confresa.

A construção dos projetos institucionais para concorrer aos editais da CAPES foi um trabalho coletivo, que envolveu a participação dos professores coordenadores institucionais dos programas, Douglas Gonçalves Sete (PIBID) e Adriane Barth (PRP), dos coordenadores de curso e docentes das licenciaturas e da pedagoga da Diretoria de Graduação da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) Patrícia Lopes, que auxilia a gestão pedagógica e administrativa dos programas.

Para a pedagoga, a Formação de Professores é uma das modalidades de ensino que faz parte dos objetivos da educação profissional e que a instituição vem valorizando cada vez mais.

“O IFMT tem consolidado a política de formação de professores, em especial pelo PIBID, o PRP e com a criação do seu Programa Institucional de Incentivo à docência (PID), que tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de Licenciatura além de contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas”, detalha Patrícia.

Formação de 18 meses inicia em outubro

As atividades do PIBID e PRP acontecerão ao longo de 18 meses. Durante esse período os envolvidos, junto às escolas parceiras, desenvolverão atividades inerentes à formação de professores, como: atividades de estudos de documentos e estratégias didáticas, ambientação nas escolas, observação e participação em aulas, regência, atividades de intervenção e participação em eventos da área de ensino.

O IFMT garante ao Licenciando a convalidação do PRP para o estágio docência ou atividade complementar a qual pode ser total ou parcial, ficando a análise a cargo dos colegiados dos cursos de licenciatura.

O PIBID 2022 tem previsão de início para 10 de outubro de 2022 e os editais de seleção dos estudantes licenciados e dos professores supervisores, será publicado dia 22 de setembro, pela PROEN.

O PRP 2022 tem previsão de início para 03 de outubro de 2022 e os editais de seleção dos estudantes Residentes e dos professores Preceptores, será publicado dia 15 de setembro de 2022. Para os cursos de Licenciatura que não foram contemplados nos programas PIBID e PRP, será realizado um estudo e levantamento junto aos professores e coordenadores de cursos das licenciaturas a possibilidade de participação no Programa Institucional de Incentivo à Docência (PID).

Além das ações que envolvem os programas, a Diretoria de Graduação da PROEN e a comunidade acadêmica envolvida nos cursos de licenciatura vem trabalhando na organização dos espaços formativos para a elaboração da Política Institucional de Formação Acadêmico-Profissional de Professores da instituição.

“O IFMT agradece a parceria de todos os campi envolvidos e conta com a colaboração de todos em mais esta etapa de formação dos nossos estudantes”, finaliza a servidora.