PIBID/PROEN: Lançado edital para seleção de cadastro de reserva para estudantes de licenciaturas do IFMT e professores supervisores

Publicado por: Reitoria / 25 de Maio de 2017 às 20:00

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Mato Grosso lançou os editais nº 47 e 48/2017 – PROEN, para seleção de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT e professor supervisor da escola parceira, candidatos à bolsa do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID).

O objeto da seleção consiste na concessão de cadastro de reserva para bolsistas licenciandos dos cursos/subprojetos: Matemática (Campus Juína), Biologia (Campus Juína) e Ciências da Natureza (Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara). Como também para professor supervisor do subprojeto Ciências da Natureza (Campus São Vicente – Centro de Referência de Jaciara) na Escola Municipal de Educação Básica Maria Villany Delmondes e para Física (Campus Pontes e Lacerda).

As inscrições poderão ser realizadas no período de 26 de maio a 05 de junho, tanto para estudantes como para professor supervisor. Os interessados para o cadastro de reserva nas vagas para estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT, as inscrições serão feitas nas Coordenações dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Biologia no Campus Juína (situado no município de Juína, Linha J, s/n., CEP 78320-000) e na Coordenação do Curso de Ciências da Natureza do Campus São Vicente – Centro de Referência de Jaciara (Rua Jurecê, n ̊ 1.241, centro, Jaciara, CEP 78820-000).

Já para o cadastro de reserva para professor supervisor, as inscrições serão realizadas na Coordenação de Curso da Licenciatura em Ciências da Natureza no Campus São Vicente – Centro de Referência de Jaciara (rua Jurecê, 1241, centro, Jaciara, CEP 78820-000) e Coordenação de Curso de Licenciatura em Física no Campus Pontes e Lacerda (Rodovia MT- 473, Pontes e Lacerda, s/n – CEP: 78.250-000).

Os critérios de seleção para o/a estudante, candidato/a bolsa de Iniciação à Docência, são:

·         Média Global do(a) candidato(a);

·         Análise da justificativa de participação no PIBID/IFMT. Será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez) ao texto.

·         Currículo referente a Produção Científica Tecnológica e Artística em área afim, comprovado com copias da documentação, e e seus respectivos originais, conforme tabela no edital nº 47/2017-PROEN.

Para participar da seleção de professor supervisor, os candidatos tem entre os dias 26/05 a 05/06/2017, no local onde foram feitas as inscrições, entregar uma redação de no mínimo 20 linhas e no máximo de 30 linhas, no molde em que se encontra no anexo II do edital nº 48/2017-PROEN, expressando seu interesse em participar do programa e suas motivações em contribuir na produção de saberes para a docência e processo de orientação.

O valor mensal individual da bolsa de iniciação à docência aos estudantes de licenciatura do IFMT será de R$ 400,00. Já para o candidato selecionado na condição de professor supervisor será de R$ 765,00.

O período de seleção ocorre de 06 a 08 de junho de 2017. A divulgação do resultado preliminar será no dia 09 de junho. O prazo para entrar com recurso será no dia 12 de junho. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho.

O encaminhamento de divulgação dos aprovados, tanto na seleção de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT como para professor supervisor ocorrerá pelas Coordenações de área a Coordenação Institucional no dia 13 de junho de 2017.