PROEN realizou nos dias 03 e 04 de agosto, o I Fórum de Assistência Estudantil

Publicado por: Reitoria / 4 de Agosto de 2017 às 17:30

“Assistência Estudantil” foi tema do fórum na Pró-Reitoria de Ensino que reuniu nos dias 03 e 04 de agosto, no Campus Cuiabá, representantes das entidades estudantis nacional e local, e servidores das áreas de ensino dos 19 campi do Instituto Federal de Mato Grosso.

A abertura do evento no dia 03 de agosto, no Campus Cuiabá, contou com a participação da reitora substituta do IFMT, professora Glaucia Mara de Barros e da Pró-Reitora de Assistência Estudantil (PRAE) da UFMT, Erivã Garcia Velasco, e representantes de entidades estudantis, João Winicius de Souza Barbosa (Grêmio Estudantil Nilo Peçanha/Campus Cuiabá, Stephannye Vilela (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Juarez França (Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas) e Vinicius Brasilino (União Estadual dos Estudantes/UNE).

A Pró-Reitora de Assistência Estudantil da UFMT, Erivã Garcia Velasco que destacou que esse evento é um dos desdobramentos do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que estão se unindo e construindo estratégias de gestão para enfrentamento dos ataques contra o ensino superior público.

A Reitora Substituta do IFMT, Glaucia Mara de Barros, ressaltou em sua fala que assistência estudantil não é gasto, e sim investimento. “Estamos unidos e precisamos lutar. Nesses dias de evento, desejo a cada um de vocês, jovens que estão aqui, que nos tragam energia e nós, servidores, a nossa sabedoria, para que possamos construir políticas públicas de assistência estudantil para as três universidades públicas (IFMT, UFMT e Unemat) possam se articular nesse momento de cortes orçamentários. É importante destacar que a assistência estudantil tem papel fundamental na permanência e êxito dos estudantes que não tem condições financeiras.

No dia 04 de agosto, fazendo parte da programação do I Fórum, os Dirigentes de Ensino se reuniram no auditório da reitoria, no qual o reitor do IFMT, Willian de Paula, abriu a reunião e conversou com os presentes e o Pró-Reitor de Ensino, Carlos Câmara apresentou a equipe da PROEN, no qual foram discutidas ações estratégicas para área.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, destacou que a realização do I Fórum de Assistência Estudantil é de suma importância porque norteará ações da instituição aos alunos. “No momento que a nossa equipe e a equipe diretiva de ensino se reúnem para tratar de política estudantil, isso ajudará a estabelecer ações para usarmos da melhor forma possível o recurso da assistência estudantil. Junto a esse fórum, os dirigentes de ensino estão presentes e poderão compartilhar o que vivenciam no dia a dia, não só assistência estudantil, mas didático-pedagógicas, dialogando o quanto essa assistência faz a diferença para que a gente tenha a qualidade de ensino que a gente tanto prima e busca junto aos nossos docentes, técnico-administrativos, enfim, a comunidade do IFMT”, falou o reitor.

O Pró-Reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara, salientou que o resultado que pode ser pontuado nesses dois dias de evento, é que trouxe a discussão do tema “Assistência Estudantil” para o grupo técnico de profissionais que conhecem a área, com temas discursivos importantes para o desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso, e principalmente alinhar com os diretores de ensino ou cargos similares, em implementar as políticas voltadas para assistência estudantil dentro do Instituto.

Além disso, segundo Carlos Câmara, o Fórum trouxe a discussão e principalmente a deliberação de alguns temas que foram debatidos com todos, como a reformulação do Ensino Médio, Proeja, a questão de cortes orçamentários, políticas de acesso a assistência estudantil, entre outros.