início do conteúdo

Webinar sobre Curricularização da Extensão será nesta terça-feira (08)

Publicado por: Reitoria / 7 de Junho de 2021 às 16:25

Acontece na noite desta terça-feira (08), a primeira Webinar “Implementação da Curricularização da Extensão do IFMT” nos dias 08, 15 e 22 de junho, das 19 às 21 horas, no canal IFMT TV, pelo Youtube. Promovida pela Pró-reitoria de Extensão juntamente com a Pró-reitoria de Ensino, a webinar terá o formato de mesa-redonda e os participantes poderão receber certificado de participação.

A mesa de abertura vai abordar os “Desafios e Perspectivas para a Curricularização da Extensão nas IEs Públicas” Os convidados serão: Marlova Benedetti, Pró-reitora de Extensão do IFRS e Professora Dra. Olgamir Amancia Ferreira, da  UNB. A mediação será feita pela Pró-reitora de Ensino, Luciana Klamt.

O diretor de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares da Proex, Victor Rafael Araujo de Noronha, explicou que a intenção da webinar é dialogar com a comunidade do IFMT a curricularização da extensão, uma normativa do Conselho Nacional de Educação, onde consta que todas as instituições de ensino superior devem incluir na sua matriz curricular pelo menos 10% de atividades de extensão.

“Por conta desta normativa todos os PPCs de nível superior deverão passar por reformulações. Por este motivo a gente precisa fazer discussão. Dentro do IFMT hoje existe essa regulamentação de curricularização aprovada pelo Consepe e Consup”, conta Victor Noronha. E explica que esse evento vai ser um momento de diálogo com os campi, ou seja, com as bases, que irão passar por essa reformulação.

A diretora de Graduação da Proen, Ana Claudia Tasinaffo Alves, reforçou que esse ciclo de debates sobre a curricularização da extensão é para formar a comunidade acadêmica.

“É muito importante esse evento para que a nossa comunidade tenha mais subsídios para reestruturar os seus projetos pedagógicos dos cursos que serão necessários para atender essa legislação. Desta forma, teremos a extensão incluída no currículo.” 

A implementação da Curricularização da Extensão no IFMT – Programação

08 de junho de 2021
19h (Cuiabá - MT)
Abertura: Reitor, Pró-reitor de Extensão e Pró-reitora de Ensino
Mesa 1: Desafios e Perspectivas para a Curricularização da Extensão nas IEs Públicas
Convidados: Marlova Benedetti – Pró-reitora de Extensão do IFRS e Professora Dra. Olgamir Amancia Ferreira -  UNB
Mediação:  Pró-reitora Luciana Klamt 

15 de junho de 2021
19h (Cuiabá - MT) 20h (Brasília - DF)
Mesa 2: O processo de regulamentação da Curricularização da Extensão no IFMT
Convidados: Marilane Alves Costa - Professora do IFMT e Lívio Wogel - Diretor Geral do IFMT - Câmpus São Vicente;
Mediação: Diretora de Graduação/PROEN: Professora Ana Claudia Tasinaffo Alves 

22 de junho de 2021
19h (Cuiabá - MT) 20h (Brasília - DF)
Mesa 3: Curricularização da Extensão no IFMT: compartilhando experiências.
Convidados: Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro – Professora do IFMT – Campus Cáceres – Professor Olegário Baldo, Márcia Dayana Fernandes - Coordenadora do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo – Campus Cuiabá Cel Octayde Jorge da Silva e Gilmar Borges de Paiva – Coordenador do Curso de Tecnologia em Agroindústria – Campus Campo Novo do Parecis.
Mediação: Diretor de Relações Interinstitucionais, Comunitárias e Populares PROEX/IFMT: Professor Victor Rafael Araujo de Noronha

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT