3º Encontro Formativo será nos dias 28 e 29 de setembro na Reitoria do IFMT

Publicado por: Reitoria / 25 de Setembro de 2023 às 16:47

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizará nos dias 28 e 29 de setembro, na Reitoria, das 07h:30 às 17h:30, o 3º Encontro Formativo Presencial dos Grupos de Trabalho (GTs) que fazem parte do Projeto de Ensino - Ciclos de Estudos: Formação Acadêmico-Profissional de Professores (FAPP) no contexto das licenciaturas do IFMT.

O objetivo do encontro é construir a política institucional e promover discussões e compreensões sobre os referenciais teóricos que sustentam os processos de formação acadêmico-profissional de professores do IFMT. Patrícia Pereira Lopes, pedagoga e presidente da comissão, destaca a necessidade de criar uma Política Institucional para a Formação de Professores, devido aos desafios históricos enfrentados pela formação docente.

“Nosso propósito é garantir que a formação de Professores para atuarem na Educação Básica seja verdadeiramente inclusiva e de qualidade, considerando as mudanças significativas ocorridas no campo acadêmico, em relação às concepções sobre o trabalho e a identidade profissional dos docentes, o que tem gerado novas exigências para a formação dos futuros professores”, explica a presidente.

Todo o material e conteúdo do Projeto estão disponíveis no AVA institucional, acessível através do link https://ava.ifmt.edu.br/user/index.php?id=26696

Este evento é uma iniciativa da Diretoria de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e está relacionado à formação de professores para a Educação Básica, abrangendo os cursos de licenciatura do IFMT.

Grupos de Trabalho:

GT1 - Docência como profissão

• Haroldo Alves Pereira Junior (relator)
  • Hébia Tiago de Paula Monteiro
  • Joir Benedito Proença de Amorim
  • Maria Regina Lucas da Silva
  • Heliel Costa Teles
  • Kleber Gonçalves Bignarde

GT2 - Conhecimentos necessários para docência

• Fábio Mariani (relator)
  • Wellington Soares
  • Patrícia Pereira da Silva Lopes