IFMT participa do Seminário Regional UniRede – Centro-Oeste, na UnB

Publicado por: Reitoria / 24 de Agosto de 2018 às 10:22

O Departamento de Educação a Distância do IFMT participou no dia 20 de agosto de 2018, do Seminário Regional UniRede – Centro-Oeste realizado na UNB, campus Universitário Darcy Ribeiro. A UniRede é uma associação das universidades federais e estaduais que se propõem em trabalhar em Rede.

Na abertura do evento houve a presença dos membros do Comitê de Coordenação Política (CCP) da UniRede dando boas vindas aos congressistas, juntamente com as saudações dos demais membros do CCP, professora Elisa Tuler Albergaria (UFSJ); Aline Pinto Amorim (IFRJ); Mára Lúcia Fernandes Carneiro (UFRGS); Karina Marcon (UDESC); José Miguel Martins Veloso (UFPA); Marcus Túlio de Freitas Pinheiro (UNEB); Maria Teresa Menezes Freitas (UFU); Luis Otoni Meireles Ribeiro (IFSUL); Prof. Valter Gomes Campos (UEG/UniRede).

O professor Alexandre M. Anjos Presidente da UniRede manifestou a importância do encontro regional para tratar das especificidades da região com proposições de ações que visam contribuir no planejamento e desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades de Educação Aberta e a Distância. Também esteve presente na abertura do evento o representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Alexandre Martins - DED/Capes.

O Seminário Regional teve como representantes as instituições do Distrito Federal: UnB; IFB. Goiás: UEG; UFG; IFG. Mato Grosso: IFMT; UFMT; UNEMAT. Mato Grosso do Sul: UEMS; UFMS; UFGD.

O debate fez alinhamento com as discussões do tema do Seminário Nacional UniRede 2018 - “Convergência e Integração”, que ocorreu no dia seguinte (21).

No seminário regional ocorreram discussões inicialmente de integração, a partir de um pensar colaborativo em rede da região Centro Oeste com socialização de experiências das instituições participantes. Posteriormente foi proposto ações ao encontro das Comissões e Grupos de Trabalho (GTs) proposto pela UniRede, sem perder de vista as especificidades da região Centro-Oeste, à exemplo o atendimento de indígenas e quilombolas.

Foram propostos em cada GT ações exequíveis que potencializam as universidades públicas do Centro-Oeste que ofertam cursos na modalidade a distância.

Na avaliação do Representante da Região Centro-Oeste, Prof. Valter Gomes Campos (UEG/UniRede) o evento trouxe significativas contribuições  da região Centro-Oeste aos GT proposto pela UniRede Nacional que não estacionam no presente seminário, uma vez que cada representante institucional leva ações para serem desenvolvidas em suas unidades e apresentam os resultados na reunião agendada para o dia 12 de setembro de 2018, por meio de web conferência entre as IPES da região Centro-Oeste.

Confira a galeria de fotos - https://www.flickr.com/photos/160109551@N05/page1