IFMT promove Formação de Gestores de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica

Publicado por: Reitoria / 5 de Outubro de 2023 às 15:23

Programa aborda liderança, inovação e desafios da gestão educacional para fortalecer o IFMT como referência na formação profissional e tecnológica.

A partir desta quinta-feira (05) e sexta-feira, 06 de outubro de 2023, a Escola de Formação da Reitoria (EsFor) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) iniciará o primeiro módulo do curso de Formação de Gestores de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica do IFMT. Este programa visa capacitar os líderes acadêmicos dos 19 campi e campi avançados da instituição, abordando temáticas relevantes para uma gestão eficaz e inovadora.

O conteúdo abordado no primeiro módulo do curso será Liderança e Gestão de Equipes, ministrado pela diretora de Relações Internacionais do IFMT, professora Sônia Regina Guimarães. Os participantes irão explorar estratégias de liderança e gestão de equipes, desenvolvendo habilidades fundamentais para o ambiente educacional.

Além dos 19 diretores e diretoras de ensino do IFMT, participaram da aula inaugural o reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, e a pró-reitora de Ensino e pedagoga, Luciana Maria Klamt.

Julio César dos Santos destaca que a direção de ensino é um dos grandes desafios de gestão da instituição e que há uma necessidade crescente de líderes capacitados para enfrentar os múltiplos desafios que essa responsabilidade implica, fazendo parte do "projeto de mudança de mentalidade", visando a construção de uma identidade do IFMT focada no aspecto profissional e tecnológico.

"A formação em gestão educacional é uma estratégia vital para garantir o sucesso futuro da instituição, ela não apenas prepara os gestores atuais e futuros, mas também contribui para a formação de uma identidade que esteja alinhada com as necessidades reais da sociedade”, afirma o reitor.

O curso que contará com um total de 200 horas, oferecerá uma ampla variedade de conteúdos e experiências para os chefes de ensino dos campi e campi avançados. Entre os temas a serem abordados nos encontros presenciais, destacam-se:

Comunique-se sem crise (28 e 29 de novembro de 2023): O jornalista e palestrante com foco em desenvolvimento humano, Diego Hurtado, parte de alguns questionamentos para mostrar que falar em público não depende de quantas pessoas estão à sua frente, capacitando os gestores a lidar com situações desafiadoras de maneira eficiente.

Empreendedorismo e Inovação (22 de fevereiro de 2024): O professor de Administração, Lenoir Hoeckesfeld, abordará o empreendedorismo e a inovação nos contextos brasileiro e europeu, destacando oportunidades para aprimorar a oferta educacional do IFMT.

Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (23 de fevereiro de 2024): O diretor de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio, professor Lucas Café, irá explorar conceitos e práticas da gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a Plataforma Nilo Peçanha (PNP).

Visita Técnica (Março de 2024 - Lisboa): Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto experiências internacionais de gestão educacional em Portugal.

Planejamento Estratégico (25 de abril de 2024): O diretor do campus Várzea Grande, professor João Beraldo, irá guiar os gestores na elaboração de planos estratégicos alinhados com os objetivos da instituição.

Planejamento Orçamentário e Financeiro (25 de abril de 2024): O pró-reitor de Administração, João Germano Rosinke e o diretor de Orçamento, Vandervanio Osni compartilharão conhecimentos sobre planejamento financeiro para garantir o sucesso dos projetos educacionais.

Projeto de Intervenção e Encerramento (23 de maio de 2024): O curso será finalizado com um módulo conduzido pela professora Sônia Regina Guimarães, abordando o projeto de intervenção e suas implicações na melhoria da educação no IFMT.

A Pró-reitora de Ensino, Luciana Maria Klamt, explica que o curso trata do estudo e análise de temas da administração pública, dos problemas de definição e implementação de políticas públicas, visando trabalho em equipe, inovação tecnológica e pedagógica, empreendedorismo, gestão escolar e internacionalização.

"A formação de gestores de instituições de ensino é de suma importância, pois existe um abismo entre a formação acadêmica e a prática dos educadores. Ao ocupar cargos de gestão na administração dos espaços e processos  do Instituto Federal, os servidores o fazem sem ter, necessariamente, experiência ou formação específica em gestão pública e/ou acadêmica."

Ela complementa ressaltando que são eles que gerenciam e acompanham todas as atividades dessa organização, visando garantir o desenvolvimento integral dos estudantes. Ou seja, atua na administração de todas as engrenagens da instituição: estudantes, famílias, corpo docente, time administrativo, financeiro, jurídico, entre outros.