Zootecnia do Campus Avançado Guarantã do Norte é nota máxima na avaliação do INEP/MEC

Publicado por: Reitoria / 1 de Setembro de 2022 às 15:15

O curso de bacharelado em Zootecnia do Campus Avançado de Guarantã do Norte foi reconhecido com a Nota 5 (Máxima) após a visita da comissão de avaliação do INEP/MEC nos dias 24 a 26 de agosto de 2022. Foram avaliadas as dimensões Organização Didática-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura.

Ainda durante a visita a comissão de avaliação reuniu-se com os gestores, servidores técnicos administrativos, docentes e discentes, com o intuito de obter evidências das condições da oferta do curso. E no dia 31 foi disponibilizado pelo INEP o relatório da avaliação concluindo que o curso de bacharelado em Zootecnia do Campus Avançado de Guarantã do Norte é um curso de excelência.

Por intermédio da pró-reitoria de Ensino, o IFMT vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento dos cursos de graduação, e a pró-reitora Luciana Maria Klamt destaca que os resultados alcançados são frutos do trabalho conjunto entre a reitoria e os campi.

“Esse trabalho em parceria da Proen com os campi tem sido exitoso, tendo alcançado, nos anos 2021 e 2022, 100% de notas 4 e 5, das quais 50% são notas 5,” detalhou Klamt.

Interiorização

De acordo com informações do sistema e-MEC/MEC existem, no Brasil, 161 cursos de bacharelado em Zootecnia, destes apenas 4 reconhecidos com nota máxima, agora são 5, e destes cursos “apenas o de Zootecnia do Campus Avançado de Guarantã do Norte está realmente no interior do Brasil” observou.

A pró-reitora destaca ainda que a PROEN tem atuado de forma integrada disponibilizando aos campi o acompanhamento para implantação e implementação de seus cursos. No caso da graduação o trabalho é realizado pela Diretoria de Graduação e o Departamento de Regulação, Supervisão e Acompanhamento de Cursos.

Comprometimento

Atualmente o Campus Avançado Guarantã é a unidade mais nova do IFMT, ofertando três cursos de graduação, sendo o bacharelado em Zootecnia o primeiro a receber a avaliação de reconhecimento de curso realizada pelo INEP/MEC.

O diretor-geral, prof. Me. Valdenor Santos Oliveira, reforçou a importância do curso para a região evidenciado pela empregabilidade e atribuiu a Nota 5 à parceria Reitoria X Campus, desde o início do curso.

“E também ao esforço coletivo da equipe do campus que trabalhou incansavelmente acreditando que era possível desenvolver um curso de excelência no interior do Brasil,” pontuou o diretor.

O coordenador do bacharelado em Zootecnia, prof. Dr. Renan Lucas Miorin, ressaltou o esforço e a dedicação da equipe, assim como o comprometimento e pertencimento dos alunos ao IFMT.

“Há uma soma de esforços, todos alinhados para preparar os alunos da melhor forma possível e a nota cinco é um reconhecimento desse trabalho. A região está em visível crescimento, demandando profissionais qualificados no setor agropecuário e nosso curso cumpre com seu papel social, mudando a vida de muitos alunos e contribuindo para o desenvolvimento regional”.

Responsabilidade

Ao parabenizar a sociedade de Guarantã, e em especial aos servidores e alunos do Campus Avançado, o reitor prof. Dr. Júlio Cesar dos Santos ressaltou que o IFMT tem envidado esforços para demonstrar à sociedade a responsabilidade com os recursos públicos investidos na instituição, sendo os resultados alcançados pelas avaliações dos cursos superiores um dos indicadores de qualidade que mensuram o trabalho da instituição.

“Os esforços institucionais capitaneados pela PROEN são um dos fatores predominantes para a elevação desses indicadores de qualidade, evidenciando à sociedade brasileira e mato-grossense que o IFMT que cumpre a sua missão de educar para a vida e para o trabalho, comemorou o reitor.”

Marcadores: ifmt_1